Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Domingo, 26 Setembro 2010 23:32

PORTUGAL
QueerLisboa14 - O último dia e os galardões



Foi sem dúvida uma semana cheia de boas propostas, e diria que muito bem aproveitadas pelos milhares de pessoas que acorreram a mais uma edição do Queer Lisboa.


Foi este sábado a cerimónia de encerramento mas antes dessa ocasião foram ainda algumas as opções de visionamento, e por isso trago-vos os comentários merecidos de algumas dessas opções.

Comecemos por “I Shot My Love”, o filme que havia ficado de comentar antes, trata-se do documentário muito bem conseguido e que nos transporta até aos sentimentos adquiridos no holocausto vincados ao longo dos tempos entre Judeus e Alemães. Aqui podemos ver que esses sentimentos não são de uma partilha generalizada, mostra-nos um jovem Israelita que se enamora de um alemão, este vai com o seu novo namorado para Israel e alem de ter de se adaptar encontra-se com a mãe do seu namorado que se apresente como uma “anti”, dizia ela “anti qualquer coisa”, quereria ela dizer que entendia muito bem quem fez o quê, e que a culpa da vergonha que foi o holocausto foi apenas de um homem que comandou milhares de outros homens mas isso não fazia do povo alemão um alvo a odiar ou abater, e por isso mesmo podemos observar uma sã convivência entre filho, mãe, e um alemão.

“El Cónsul de Sodoma”, uma história de amores, e amantes. De uma Espanha conturbada pela presença de Franco, e depois da mesma, fala-nos do poeta, celebrado ainda em vida de seu nome, Jaime Gil de Biedma (Barcelona 1929-1990). Um filme recheado de uma linguagem poética, de sensualidade, e que nos mostra a vida de um homem com uma sede insaciável de sexo, sempre renovado em novos amantes onde as mulheres não estão excluídas. Jaime é o bon vivant, o poeta rico, que pode comprar, viajar. Poderíamos por esta descrição pensar que estaríamos na presença de um homem feliz, mas este foi um homem de grandes tormentos, de uma guerra interior pelo sentimento de vergonha e embaraço que ele sabe provocar a seu pai, figura que muito respeita. Estivemos na presença de um homem que amou sem ser amado, ou que não sentiu o amor que buscava. Traduziria a vida de Jaime de Biedma com o excerto de um poema de Florbela Espanca: “Amar, amar, amar este, aquele e o outro, amar todo a gente e não amar ninguém”

Devia ainda falar-vos do documentário “Dzi Croquettes” mas sobre este, falar-vos-ei em separado, tal foi a impressão que este trabalho causou em mim, e em outras pessoas que comigo assistiram a esta impressionante produção.

Na gala de encerramento podemos ficar a saber os vencedores das diferentes modalidades e foram eles:

Melhor Longa-Metragem

El Último Verano de La Boyita (Argentina, Espanha, França, 2009, 86’) de Julia Solomonoff

Melhor Actor

Lucas Ferraro

Plan B (Argentina, 2009, 103’) de Marco Berger

Melhor Actriz

Guadalupe Alonso, Mirella Pascoal, Nicolas Treise

El Último Verano de La Boyita (Argentina, Espanha, França, 2009, 86’) de Julia Solomonoff

Longa Metragem - Menção Especial do Júri

Open (EUA, 2009, 88’) de Jake Yuzna

Melhor Documentário

Ångrarna (Suécia, 2010, 60’) de Marcus Lindeen

Documentário - Menção Especial do Júri

I Shot My Love (Israel, Alemanha, 2010, 70’) de Tomer Heymann

Melhor Curta-Metragem - Prémio do Público

Toiletzone (França 2009, 35’) de Didier Blasco

PORTUGAL: QueerLisboa14 - O último dia e os galardões

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal