Pesquisa:
 

Quinta-feira, 26 Julho 2007 03:33

CINEMA
Filme brasileiro abre festival de cinema gay em Portugal



O filme brasileiro "A Casa de Alice", de Chico Teixeira, vai abrir a 11ª edição do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, que acontece entre 14 e 22 de setembro.


O longa brasileiro conta a história de uma manicure que vive em um apartamento no centro de São Paulo com a família. Uma das características do filme é retratar os personagens por meio da forma como administram os impulsos sexuais.

Durante o festival português, que neste ano passa a ser chamado de Queer Lisboa 11, serão exibidos 88 filmes em 60 sessões. O orçamento do festival é de 45 mil euros, inferior ao do ano passado, que contou com 114 filmes.

Segundo o organizador João Ferreira, depois de dez anos, o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) não contribuiu para a realização do evento. No ano passado, a entidade enviou 15 mil euros.

Em 21 de setembro haverá uma sessão especial com o premiado "The Blossoming of Maximo Oliveros", do diretor filipino Aureaus Solito. No dia da exibição, será apresentada uma retrospectiva da cinematografia gay portuguesa dos anos 70, com a mostra de quatro filmes realizados entre 1975 e 1978 por Óscar Alves.

Prémios

A programação completa do festival ainda não foi anunciada, mas a organização disse que serão mantidas três categorias de prémios: Melhor Longa-Metragem, Melhor Documentário e Prémio do Público para o Melhor Curta-Metragem.

Os valores das duas primeiras categorias são de 1.000 euros. O prémio do público é de 500 euros. Treze filmes competem na categoria de longa-metragem, 11 na de documentário, e 43 na seção de curta-metragem.

O júri de longa-metragem será composto pela atriz Cucha Carvalheiro, pelo diretor do festival Mezipatra, Ales Rumpel, pelo organizador do festival gay e lésbico de Turim, Giuseppe Savoca, e pela locutora de rádio Inês Meneses.

A escolha do melhor documentário fica a cargo da diretora Ana Luísa Guimarães, da jornalista Fernanda Câncio e do organizador do festival gay e lésbico de Milão, Matteo Colombo.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal