Pesquisa:
 

Terça-feira, 26 Junho 2012 08:51

ESPANHA
Casamento igualitário entra para o dicionário oficial



O casamento para gays e lésbicas foi legalizado na Espanha há quase sete anos mas só agora passou a ser reconhecido no dicionário oficial.


A Real Academia Espanhola, a instituição que regula o idioma espanhol, acrescentou uma definição à palavra casamento no seu dicionário on-line este mês, definindo-a como "em algumas legislaturas, a união de duas pessoas do mesmo sexo."

A adicção juntou-se às quase 17000 alterações de palavras em espanhol que refletem o mundo em mudança na Espanha e fora dela, nesta quinta revisão do dicionário desde 2001, realizada em colaboração com 22 Academias da Língua na Espanha e no exterior.

A Academia reconhece agora os "Blogueros" e o "papamovil". E a mistura de Inglês e Espanhol? Há uma palavra para isso: "espanglish."

Os espanhóis podem ficar "friki" na pista de dança, "chatear" on-line, jogar "sudoku", ou "okupar" cidades em protesto. Eles podem identificar-se como "cienciologos", ou seja membros da Igreja da Cientologia. E a Academia também acrescetou o "euroescepticismo" ao dicionário.

No entanto a Academia é clara a explicar que n"não promove palavras", disse o secretário, Dario Villanueva, ao jornal El Pais. "Ela regista o que as pessoas usam."

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal