Pesquisa:
 

Segunda-feira, 26 Março 2012 12:50

ESLOVÉNIA
Referendo recusa adopção para casais do mesmo sexo



Este domingo foi realizado um referendo nacional na Eslovénia sobre a possibilidade de homossexuais e lésbicas poderem co-adoptar crianças filhas biológicas dos parceiros do mesmo sexo.


A lei que apenas permitia a co-adopção de crianças biológicas dos parceiros, foi proposta pelo antigo governo de centro-esquerda, e teve forte oposição por parte dos conservadores próximos da Igreja Católica.

Cerca de 55 porcento dos votos foram contra a lei, e 45 por cento a favor. A abstenção foi de quase 75% num referendo que teve origem num movimento conservador que conseguiu recolher 42000 assinaturas no início do ano. Além da Igreja Católica, o movimento teve também o apoio da Igreja Ortodoxa da Sérvia e dos Muçulmanos.

Segundo a legislação da Eslovénia a questão só pode ser novamente debatida dentro de um ano, nesta nação relativamente gay-friendy nos Balcãs. Desde 2006 que a Eslovénia tem registo oficial de uniões para gays e lésbicas, uma realidade bem diferente da Sérvia onde os relatos de violência homofóbica são relativamente comuns.

A nova lei incluía também uma série de outras medidas adicionais para garantir os direitos das crianças em geral, mas com este resultado do referendo todas essas alterações também foram rejeitadas.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal