Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Sábado, 26 Fevereiro 2005 00:59

PORTUGAL
Violência entre homossexuais próxima da registada entre casais heterossexuais



A frequência dos comportamentos abusivos entre casais homossexuais é relativamente próxima da que ocorre entre heterossexuais. Pelo menos assim o indica um estudo recente da Universidade do Minho (UM), que alerta para a necessidade de alargar os serviços a estas vítimas.


O trabalho, realizado no ano passado, tentou compreender uma realidade "ignorada ou negada", explica a investigadora Carla Machado. Ignorada por causa do predomínio das relações heterossexuais dentro das ciências sociais, mas também "pelo medo que a comunidade homossexual de diversos países tem" de ver alimentar "um estereótipo negativo e estigmas associados à homossexualidade".

No artigo "Dupla invisibilidade: a violência nas relações homossexuais", Carla Machado lança ainda outras pistas para esta ocultação: a ideia de que apenas os homens protagonizam agressões, a crença de que as "relações entre indivíduos do mesmo sexo tendem a ser igualitárias e imunes à violência íntima" e "o funcionamento de um sistema de justiça extremamente preconceituoso", que leva as vítimas a não recorrer às autoridades.

Apesar de ter por base uma diminuta amostra de 63 indivíduos assumidos como homossexuais, o estudo traz resultados muito semelhantes aos encontrados noutros países. Atendendo à relação amorosa actual, um quinto (20,6 por cento) dos inquiridos identificaram-se como vítimas e 15,9 por cento como agressores.

"O nível de violência é próximo" do dos casais heterossexuais. Numa investigação sobre violência conjugal entre homem e mulher conduzida no Norte do país (tendo por base 2391 famílias), 22,2 por cento dos sujeitos assumiram-se como vítimas e 26,22 como agressores.

As diferenças "têm, sobretudo, a ver com o elevado nível de escolaridade" da amostra homossexual, diz a investigadora, sublinhando que "a violência de género existe e é dominante" na sociedade, mas "a violência doméstica é um fenómeno muito mais complexo do que isso".

Também entre os homossexuais o insulto e a humilhação constituem as formas mais recorrentes de agressão. Há, ainda assim, uma especificidade: o revelar ou ameaçar revelar a orientação sexual do parceiro - uma estratégia assumida por 1,6 por cento dos inquiridos.

Atendendo à discriminação social a que estes indivíduos estão sujeitos, tal atitude pode resultar, por exemplo, na "perda de emprego ou no abandono de familiares e amigos".

Relações anteriores mais problemáticas?

O índice de violência sobe imenso quando as questões incidem sobre relações anteriores: 61,9 por cento e 46 por cento dos inquiridos referiram, respectivamente, terem sido vítimas ou agressores em relações passadas, o que Carla Machado não estranha.

A literatura descreve o conjunto de razões que levam a vítima a ter dificuldade em virar costas à situação - "proximidade emocional, falta de apoio social, dificuldades económicas, medo de rejeição pela comunidade homossexual, isolamento social".

Outra hipótese tem que ver com as próprias limitações do estudo. O contexto do preenchimento do inquérito não foi controlado. É "impossível saber" até que ponto as respostas não estão viciadas pelo facto de os agressores actuais "pressionarem as vítimas para ocultar alguns dos comportamentos abusivos".

"Cegueira social"

Um "dado a reter" é que alguns dos comportamentos referenciados no passado ocorreram em relacionamentos heterossexuais. Mas há que ter em conta que "as atitudes negativas veiculadas pela sociedade em relação à homossexualidade, aliadas à legitimação social da violência nas relações íntimas", tornam esta realidade muito mais difícil de denunciar. Resultado? "Os agressores não são punidos pelos seus comportamentos e podem mesmo reforçá-los", escreveu Carla Machado.

Reconhecendo debilidades e limitações (ver caixas), o estudo alerta "para a importância de se reflectir sobre a forma de alargar os serviços disponíveis para as vítimas, de modo a incluir" os homossexuais. A investigadora diz mesmo que "o maior desafio face à violência nas relações homossexuais é a cegueira social".

Na opinião de Carla Machado, "é fundamental as próprias instituições ultrapassarem as suas ideias homofóbicas, assim como a crença de que as relações lésbicas e "gays" são imunes à violência, para fornecer serviços apropriados e desenvolver políticas sociais efectivas", remata. Os investigadores estão agora a fazer entrevistas aprofundadas para perceber melhor esta realidade.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e DOIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal