Pesquisa:
 

Sábado, 25 Setembro 2021 22:55

CINEMA
Queer Lisboa 25 - Palmarés



O Queer Lisboa 25 apresentou hoje os seus prémios


Teve lugar esta noite, às 21h00, a Sessão de Encerramento do Festival de Cinema Queer Lisboa 25, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, onde foram anunciados os prémios da Competição de Longas-Metragens, Competição de Documentários, Competição de Curtas-Metragens, Competição In My Shorts - que distingue o Melhor Filme de Escola Europeia - e Competição Queer Art.

Apesar de perdurarem as restrições devido à pandemia de Covid-19, o levantamento de algumas destas medidas restritivas permitiu ao festival receber mais de 40 personalidades convidadas, uma expressiva parte internacionais, incluindo Egito, Argentina, Suécia, Brasil, Espanha, França, entre outros países; o que permitiu celebrar de novo a dinâmica do festival de cinema que, segundo a organização, assenta numa forte ideia de comunidade.

Em relação à sua edição anterior, e apesar de se ter mantido para esta edição a mesma restrição de um máximo de 50% de ocupação de sala, o Queer Lisboa 25 teve um acréscimo acima dos 25% de espectadores em relação à edição anterior, rondando os 5.000 espectadores nas sessões e atividades paralelas do Cinema São Jorge e da Cinemateca Portuguesa.

O Queer Lisboa 26, está já confirmado, para as datas de 16 a 24 de setembro de 2022.

PALMARÉS QUEER LISBOA 25

COMPETIÇÃO LONGAS-METRAGENS

Júri: Fátima Ribeiro (Argumentista, Realizadora), Jenny Larrue (Performer, Atriz) e Manuel Moreira (Ator)

Melhor filme: "Minyan", de Eric Steel (EUA, 2020, 118’)

Minyan é um objeto complexo e ao mesmo tempo um exercício prodigioso de subtileza e coerência, que discorre sobre as diversas formas de pertença e identificação. A estreia de Eric Steel nas longas-metragens de ficção é certeira e elegante e a performance contida de Samuel H Levine transporta-nos para um lugar de profunda empatia e comoção 

Menção Especial: "Até o Fim", de Glenda Nicácio e Ary Rosa (Brasil, 2020, 94’)

Sob uma aparente simplicidade técnica e partindo de uma estrutura narrativa mais teatral que cinematográfica, "Até o Fim" experimenta um retrato íntimo e sincero sobre a solidão, o desencontro e a superação de quatro mulheres negras marcadas pelo abuso, pela homofobia, transfobia e machismo. É um documento tocante e uma reflexão sincera 

Prémio do Público: "La Nave del Olvido", Nicol Ruiz (Chile, 2020, 72’)

COMPETIÇÃO DOCUMENTÁRIOS

Júri: Ana Aresta (Presidente da ILGA Portugal), Manuela Silva Reis (Jornalista, Produtora) e Miguel Ribeiro (Codiretor do DocLisboa)

Melhor filme: "Las Flores de la Noche", Eduardo Esquivel e Omar Robles (México, 2020, 85’)

As construções sociais estão intrinsecamente ligadas às geografias políticas, económicas e às conceções sobre ser-se e viver-se enquanto pessoa LGBTI. De Mezcala ao Queer Lisboa, o documentário "Las Flores de la Noche" transporta-nos para uma realidade fascinante na estética e dura na constatação do quotidiano, enquanto nos recorda a força de transformação individual e comunitária que reside nos corpos, nas nossas identidades, nos nossos desígnios de liberdade. 

Menção Especial: "Sedimentos", Adrián Silvestre (Espanha, 2021, 89’)

Num gesto que se instala pela via da proximidade, o íntimo e o político revelam-se. "Sedimentos" é um filme que nos traz as disputas que antecedem a construção do discurso que alavanca a luta que é urgente e permanente. Tocou-nos encontrar este registo num espaço que é tão terno quanto real catalisador de utopias. 

Prémio do Público: "Limiar", Coraci Ruiz (Brasil, 2020, 73’)

COMPETIÇÃO QUEER ART

Júri: Dani d'Emilia (Artista, Educadore Transfeminista) e Tomás Baltazar (Realizador, Montador, Programador)

Melhor filme: "Vaga Carne", Ricardo Alves Jr., Grace Passô (Brasil, 2019, 45’)

Um filme que nos convoca a uma experiência visceral de forças incorpóreas que co-movem as possibilidades de relação através e para além do re-conhecimento. Um delicado exercício de transposição performativa de uma peça de teatro para uma obra cinematográfica, na qual todos os elementos da sua realização contribuem para que seja visível e sensível o esforço que é preciso fazermos para que algo além do entendimento racional seja reconhecível pela experiência humana, tão pautada tanto pela potência quanto pelas limitações da matéria-corpo, da visualidade e da linguagem. 

COMPETIÇÃO CURTAS-METRAGENS

Júri: Ricardo Branco (Realizador), Cleo Diára (Atriz) e Teresa Vieira (Jornalista, Crítica de Cinema)

Melhor filme: "Fou de bassan", Yann Gonzalez (França, 2021, 4’)

Pela mise en scène sedutora de um labirinto de encontros fugazes, que estabelece um novo olhar, rompendo com os arquétipos do expectável e reescrevendo, assim, a história do cinema. 

Menção Especial: "Hi, Sweety.", Celeste Prezioso (Argentina, 2020, 30’)

Pelo acto de amor da realizadora com a sua personagem e pela forma como contou a sua história, convidando-nos a entrar num espaço íntimo de partilha. 

Prémio do Público: "Dustin, Naïla Guiguet" (France, 2020, 20’)

COMPETIÇÃO IN MY SHORTS DE CURTAS-METRAGENS DE ESCOLA EUROPEIAS

Júri: Ricardo Branco (Realizador), Cleo Diára (Atriz) e Teresa Vieira (Jornalista, Crítica de Cinema)

Melhor filme: "Scum Mutation", Ov (França, 2020, 10’)

Um manifesto urgente com um dispositivo cénico ousado e disruptivo que não tem medo de tomar uma posição e que implanta uma ideia de revolução através da viagem imagética e sonora que nos propõe, abrancando-nos e atiçando-nos ao mesmo tempo. 

Menção Especial: "Jo", Ann Sophie Wieder (França, 2020, 30’)

Por encontrar um filme num testemunho tão valioso de um protagonista que recorre ao gesto fílmico como uma forma de sobrevivência. 

CINEMA: Queer Lisboa 25 - Palmarés

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2021)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal