Pesquisa:
 

Sexta-feira, 25 Setembro 2015 13:15

PORTUGAL
Sugestões para esta sexta-feira no Queer Lsiboa



Hoje o cinema brasileiro volta a estar em destaque no Cinema São Jorge.


Na Competição para Melhor Longa-Metragem será exibido o filme Beira-Mar, realizado pelos jovens brasileiros Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, que estarão presentes na sessão. Selecionado para a Berlinale deste ano e o Taipei Film Festival, o filme conta a história de Martin e Tomaz, dois rapazes que viajam para uma cidade costeira. Passando os dias entre distrações casuais e reflexões profundas sobre as suas vidas e sobre a amizade que os une, os rapazes encontram abrigo numa casa à beira de um mar frio e agreste.

Vindo também do Brasil, o cineasta Tavinho Teixeira vem apresentar o filme Batguano, integrado na Competição Queer Art. A longa-metragem passa-se num futuro sombrio em 2033. Os inseparáveis Batman e Robin moram numa barraca à beira de uma via rápida que atravessa o Nordeste brasileiro. Passam o tempo a ver televisão ou passeando de carro pelas redondezas de uma cidade imaginária atrás de prostitutos. Adeptos do punk rock, eles constatam que o planeta Terra ficou pequeno demais para a sua perfeição, genialidade e potência, e decidem procurar o seu lugar em galáxias distantes.

Passando do Brasil para a Ásia temos Black Stone, realizada por Gyeong-Tae Roh, e que concorre ao prémio de Melhor Longa-Metragem. Tendo sido selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Roterdão, Black Stone é uma narrativa que parte do realismo social para aos poucos mergulhar-nos num realismo fantástico, com claras referências ao cinema de Apichatpong Weerasethakul. O filme foca-se no jovem Shon Sun, de origem mestiça, que começa o serviço militar no exército. Mas, enquanto dorme, Sun é violado por um superior, vindo a descobrir que foi infetado pelo vírus do VIH/Sida. Desesperado, decide vingar-se, matando o oficial e desertando do exército. Já em Seul, descobre que o seu pai abandonou a cidade, partindo então à sua procura.

Hoje decorre ainda a primeira sessão da Competição In My Shorts, onde será exibida uma seleção de curtas-metragens realizadas no contexto curricular de diferentes escolas de cinema europeias. O júri da competição composto pelo produtor Pedro Fernandes Duarte, pelo realizador Diogo Costa Amarante e pela atriz Cláudia Jardim, vai ainda dirigir uma Masterclass no contexto da competição, que será de entrada gratuita.

Destaque neste oitavo dia do Queer Lisboa 19 para dois documentários da secção Queer Focus. Love Hotel, de Phil Cox e Hikaru Toda, apresenta as histórias do Angelo Love Hotel de Osaka, no Japão, um dos espaços mais restritos e anónimos da sociedade japonesa, que tem entre os seus clientes pensionistas, advogados, casais ou adolescentes. A produtora do filme, Giovanna Stopponi, estará presente na sessão, às 19h15.

Baby, I Will Make You Sweat é um íntimo e pessoal diário de viagem, tendo Birgit Hein filmado com enorme honestidade os seus problemas com o envelhecimento, a sua necessidade de ternura, a frustração por estar sozinha e as suas experiências na Jamaica. O filme passa às 21h30.

Esta sexta-feira acaba noite dentro no Teatro do Bairro com a festa "Rabbit Hole presents: A$$ET VALUE" entre a meia-noite e as quatro da manhã.

Para saber mais...

Como sempre todos os detalhes da programação disponíveis em www.queerlisboa.pt .

PORTUGAL: Sugestões para esta sexta-feira no Queer Lsiboa

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2015)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal