Pesquisa:
 

Sexta-feira, 25 Junho 2010 23:53

PORTUGAL
Igualdade de Género debatida em Lisboa



Realizou-se hoje em Lisboa, mais concretamente na Fundação Calouste Gulbenkian, o seminário organizado pelo CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género), subordinado ao tema “Desafiar a Indiferença: género, igualdade e inclusão social”.


Este seminário que decorreu durante todo o dia pode contar com apresentações interessantíssimas das quais destacamos Maria Ángeles Durán, do Concelho Superior de Investigação Cientifica de Espanha.

Numa apresentação sem powerpoint apenas assente nas palavras e no saber de anos de trabalho deliciou a plateia conseguindo cativar a atenção de todas e todos, e através dos seus relatos arrancar risos, mais ou menos irónicos consoante a dureza dos relatos. Durán, uma pioneira na investigação social em Espanha alia um curriculum invejável a uma capacidade de comunicação notável.

Ainda de manha fazia parte do segundo quadro Manuela Silva e José António Pereirinha, ambos do ISEG, e com apresentações mais tecnicistas.

Depois do almoço os paneis foram compostos por Anália Torres Sofia Aboim e Tindara Addabbo. Teresa Rosmaninho da Associação Soroptimismo Internacional Clube do Porto, falou por meio das imagens, apresentando um vídeo de um pequeno excerto teatral, onde se podia assistir não apenas à discriminação, mas até assédio sexual, que algumas chefias usam com promessas de promoções. Antes podemos ter a experiência reconhecida nas palavras de Anália Torres, e Sofia Aboim, tendo ambas mostrado dados e análises do quanto a mulher ainda tem para caminhar, para ser uma igual neste mundo de homens.

A sessão de encerramento pôde contar com a presença do Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, e de Elza Pais, Secretaria de Estado da Igualdade.

PORTUGAL: Igualdade de Género debatida em Lisboa

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal