Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Domingo, 25 Junho 2006 23:57

PRIDE
Centenas de milhares de pessoas desfilaram pelo orgulho gay em várias cidades europeias



Centenas de milhares de pessoas participaram ontem em várias cidades europeias na marcha do orgulho gay, para exigirem o acesso ao casamento e à adopção de crianças entre casais do mesmo sexo. A jornada de ontem da edição deste ano da “Parada Gay” decorreu ao longo da tarde em Lisboa, Paris, Valência, Roma, Atenas e Amesterdão.


Em Lisboa, mais de 300 pessoas participaram na 7ª Marcha Nacional do Orgulho Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero, para exigirem acesso ao casamento civil, à parentalidade e a uma educação para a diversidade. Na manifestação foi ainda feito um minuto de silêncio em memória de Gisberta Salce Júnior, a transsexual morta em Fevereiro no Porto [ver foto-reportagem PortugalGay.PT em: www.portugalgay.pt/news/lisboa2006/ ].

Na capital francesa, mais de 300 mil pessoas participaram na marcha, que contou com a presença do secretário-geral do Partido Socialista, François Hollande, que desfilou na primeira fila. A dez meses das eleições presidenciais francesas, que se realizam em Abril de 2007, a “Parada Gay” de Paris adoptou a palavra de ordem “Para a igualdade em 2007”, reivindicando em particular o direito ao casamento e à adopção.

Pelas ruas de Roma desfilaram também milhares de pessoas, numa manifestação que contou com a participação do primeiro travesti eleito à câmara dos deputados pelo Partido Renovador Comunista.

Na marcha, o deputado pediu ao Governo de esquerda dirigido por Romano Prodi acção contra as discriminações e para garantir a liberdade dos indivíduos.

Uma semana antes de se realizar a grande parada de Madrid, a cidade de Valência organizou um desfile a celebrar o primeiro aniversário da legalização do casamento entre casais do mesmo sexo.

Em Amesterdão, participaram na marcha mais de 50 mil lésbicas, gay, bissexuais e transgéneros, num desfile que incluiu vários carros alegóricos.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal