Pesquisa:
 

Sexta-feira, 25 Maio 2012 14:24

BRASIL
Comissão do Senado dá luz verde a projecto uniões civis de gays e lésbicas



Uma proposta que reconhece as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo passou a primeira fase legislativa no Congresso do Brasil, onde esteve encravada durante 16 anos.


A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, aprovou ontem de manhã o Projeto de Lei do Senado 612/2011, de autoria da senadora Marta Suplicy, que altera os artigos 1723 e 1726 do Código Civil para reconhecer como entidade familiar a união estável entre pessoas do mesmo sexo e sua conversão em casamento.

A aprovação surge em linha com as decisões judiciais que têm feito a conversão de uniões estáveis de gays e lésbicas em casamentos caso a caso. A escrita do projecto é clara em distinguir o "casamento civil" que é regulado por esta proposta, do "casamento religioso" que é da responsabilidade das organizações religiosas.

O projecto tinha sido apresentado originalmente em 1995, quando Marta Suplicy era deputada federal. Terá agora de passar por outras comissões do Senado antes de ir a uma votação completa.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal