Pesquisa:
 

Quinta-feira, 25 Maio 2006 20:45

DINAMARCA
Aprovada fecundação assistida para lésbicas em hospitais públicos



Editado no O Globo


O Parlamento dinamarquês aprovou uma lei que permite mulheres solteiras e lésbicas fazerem a fecundação assistida nos hospitais públicos, com as despesas pagas pelo Estado. A decisão foi aprovada com apenas um voto de diferença.

Os sociais-democratas e os outros partidos da oposição comemoraram no Parlamento quando viram que o governo teve minoria e que a lei foi aprovada graças ao apoio de alguns deputados liberais.

A Dinamarca em 1989 foi o primeiro país que adotou o sistema de união entre os homossexuais e desde então outras questões como adoção, casamento e fecundação assistida foram discutidos sem que houvesse uma solução.

Sobre a questão da fecundação assistida, vários partidos políticos apresentaram inúmeras propostas há muito tempo.

Os liberais, que são a maior força de governo, elaboraram um compromisso pensando em permitir a fecundação assistida para mulheres solteiras e lésbicas, mas os gastos seriam por conta delas e o processo deveria ser feito em hospitais particulares. Os conservadores sempre se opuseram.

Agora, a proposta apresentada pelos sociais-democratas, socialistas populares e pela Lista Unitária foi aprovada com a ajuda de alguns liberais.

A medida prevê que as mulheres solteiras ou lésbicas, para ter filhos, terão os mesmos direitos que as casadas para a fecundação assistida oferecida gratuitamente nos hospitais públicos.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal