Pesquisa:
 

Quinta-feira, 25 Maio 2006 14:57

PORTUGAL
JS diz que lei da Reprodução Medicamente Assistida é discriminatória



O secretário-geral da Juventude Socialista (JS), Pedro Nuno Santos, criticou ontem o PS pelo facto de a primeira lei sobre a reprodução medicamente assistida (RMA) excluir as mulheres solteiras e os casais do mesmo sexo.


Ressalvando que os deputados da JS vão hoje votar favoravelmente o diploma apresentando uma declaração de voto, o líder argumentou que a organização "lamenta que se tenha perdido a oportunidade para não discriminar". E acrescentou, em tom crítico: "A esquerda moderna não deixa ninguém de fora."

As declarações de Pedro Nuno Santos foram feitas numa conferência de imprensa, na sede nacional do PS, destinada a apresentar a sua recandidatura à liderança da JS. Ainda no âmbito das lacunas da lei da RMA, o deputado sublinhou não entender por que é que "as mulheres solteiras férteis não podem recorrer ao privado" para ter filhos e lembrou que "as famílias monoparentais são cada vez mais comuns". "Estamos a querer legislar ignorando uma realidade", acrescentou.

Sobre a maternidade de substituição, reconheceu que a JS "compreende que as barrigas de aluguer não estejam no texto final", mas frisou que os jovens socialistas condenam a exclusão do recurso a irmãs ou mães. "As mulheres devem ter a possibilidade de recorrer às mães ou irmãs para ter um filho que não podem ter de outra forma", disse.

A abordagem à lei da RMA surgiu na sequência de uma série de postulados que o líder da JS quer aplicar no seu eventual segundo mandato. Nomeadamente projectar a JS como uma organização que "quer influenciar a agenda do PS e estar à frente do partido numa série de matérias". Santos admitiu que existe um "equilíbrio difícil a fazer quando o PS está no Governo" - "a agenda política da JS nem sempre é coincidente com a do PS", notou -, mas enfatizou que a JS está apostada em ser "a consciência esquerda do PS".

O secretário-geral apresentou ainda as áreas prioritárias da moção da sua candidatura (emancipação jovem, ambiente, Europa, IVG e casamento civil para casais homossexuais). O congresso decorrerá em Julho (dias 14, 15 e 16) e na corrida à liderança está também João Tiago Henriques.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal