Pesquisa:
 

Quinta-feira, 20 Abril 2006 07:21

SIDA
Aumenta número de infecções entre homossexuais no CAD do Porto



A maioria dos seropositivos detectados no Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce do VIH/Sida (CAD) do Porto tem entre os 30 e os 40 anos. Entre as mais de 4.000 pessoas que realizaram o exame tradicional para detectar a presença do VIH/Sida, desde Outubro de 2002 até agora, cerca 3% estavam infectados.


Os heterossexuais são o grupo de maior risco, representando 74% do total de seropositivos detectados no CAD. Os homossexuais, embora sejam apenas 7% do total de utentes, constituem 19% dos infectados. Estes números são interpretados por Luís Pimentel, coordenador do CAD do Porto, à luz do "efeito perverso" da melhoria dos tratamentos farmacológicos que permitem ao seropositivo viver longos anos com mais qualidade de vida do que era possível há alguns anos. Ou seja, a sida passou a ser olhada como uma vulgar doença crónica e, entre os homossexuais, assiste-se a um relaxamento das medidas de protecção e o consequente aumento das taxas de prevalência da doença, de acordo com aquele responsável.

Ainda assim, é a população heterossexual quem mais contribui para as dramáticas estatísticas da sida. E os números de Portugal são preocupantes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que, em 2004, Portugal foi o país da Europa Ocidental com mais casos novos de infecção.

Os dados do CAD apontam também para uma maior vulnerabilidade dos desempregados, que representam 26% dos doentes infectados embora sejam apenas 8% dos utentes . Os estudantes (principalmente universitários) constituem uma fatia significativa (31%) do total de pessoas já testadas no Centro de Aconselhamento e Detecção, mas apenas um em cada dez é seropositivo. A esmagadora maioria dos utentes é solteira e reside no distrito do Porto. Regista-se também uma maior adesão por parte dos homens (64%), que representam também a maioria dos infectados (67%).

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal