Pesquisa:
 

Segunda-feira, 25 Abril 2005 00:59

SANTA SÉ
Ratzinger acusado de obstruir justiça



O Papa Bento XVI foi, anteontem, acusado de obstrução à justiça no caso de pedofilia que envolve membros do clero norte-americano. Os advogados de duas vítimas já apresentaram queixa contra o então cardeal Joseph Ratzinger.


Num documento, de Maio de 2001, a Congregação para a Doutrina da Fé, de que Ratzinger foi o prefeito, indica que a Igreja tem o direito de exigir que em casos de alegados abusos sexuais por padres os inquéritos sejam feitos à porta fechada. A Igreja deve também exigir que as provas sejam mantidas confidenciais durante dez anos, até as vítimas chegarem à idade adulta, acrescenta a carta assinada por Ratzinger.

Os advogados de duas alegadas vítimas de abusos sexuais, no Texas, reclamam que estas indicações servem para prevenir que os casos cheguem a público ou que sejam investigados pela polícia. Por isso, acusam Ratzinger de estar "claramente a obstruir a justiça".

O texto diz ainda que a Igreja deve reivindicar a alçada desses casos. As investigações preliminares devem ser enviadas para a Santa Sé, a quem cabe julgá-los em tribunais privados onde as funções de juiz, promotor e representantes legais são atribuídas a padres, defende o documento.

"Casos destes devem ser sujeitos a segredo pontifício", conclui a carta assinada pelo cardeal alemão, a que o jornal The Observer teve acesso. A quebra de segredo, durante dez anos, pode ser sujeita a vários castigos, inclusive a excomunhão. O Vaticano não comenta.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal