Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Quarta-feira, 24 Novembro 2010 11:23

SANTA SÉ
Papa abre a porta à utilização preservativo para evitar transmissão do VIH



Num livro com entrevistas com o Papa é revelado que afinal Bento 16 considera aceitável a utilização de preservativos em circunstâncias muito especiais.


Na passagem do livro que veio a público Bento 16 indica que em "circunstâncias excepcionais" como o caso de um prostituto seropositivo faz sentido utilizar preservativo, e que tal atitude poderia ser "um primeiro acto de responsabilidade" ao evitar a transmissão do VIH para outra pessoa.

Entretanto o Vaticano já veio esclarecer que o Papa não acredita que o preservativo seja a "autêntica e moral" solução para a questão do VIH/SIDA e também que embora o Papa se tenha referido especificamente a um homem com VIH que serve sexualmente outros homens por dinheiro, não faz diferença na mensagem se é um "homem, uma mulher ou um transexual".

Diversos activistas por uma Igreja Católica mais aberta e inclusiva já vieram a público dizer que esta medida é um passo importante e que mostra alguma ligação da hierarquia da Igreja com a realidade no mundo, especialmente em África. Mas, por outro lado, deixa ainda muito a desejar pelas diversas limitações que implica, incluindo o facto de não ser uma clara indicação doutrinária.

A posição da Igreja relativamente a métodos anticoncepcionais em geral tem sido de uma recusa por princípio, alegando que na sua visão da sexualidade o sexo apenas faz sentido quando poder haver reprodução da espécie humana dentro do casamento.

Nesta linha a utilização de preservativo é algo proibido por norma pela Igreja Católica e ainda há poucos meses atrás o papa Bento 16 gerou polémica ao afirmar no contexto de África que os preservativos estavam a aumentar o problema do VIH/SIDA e não a resolvê-lo.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal