Pesquisa:
 

Quinta-feira, 24 Novembro 2005 00:59

SANTA SÉ
Padres dos EUA rejeitam texto do Vaticano contra ordenação de gays



Uma associação americana de padres ativistas da comunidade homossexual denunciou nesta quarta-feira a nova "instrução" do Vaticano, segundo a qual os gays não são aptos para o sacerdócio.


Esse texto "levará padres e seminaristas gays a se esconder ainda mais, o que implicará mais danos pessoais e espirituais, tanto para eles quanto para aqueles a quem servem", avaliou o diretor-executivo da associação New Ways Ministry, Francis DeBernardo.

DeBernardo condenou o Vaticano especialmente por sua "concepção terrivelmente estreita e ignorante" da homossexualidade, que vai muito além do simples "desejo de se entregar a certos atos sexuais".

Para ele, o enfoque do Vaticano conduz a uma atitude "depreciativa" dos sacerdotes e seminaristas gays. Além disso, completou, a diretriz do Vaticano pode ser percebida como provocativa por certos padres e seminaristas homossexuais, estimulados a "desafiar esta determinação, reconhecendo publicamente sua orientação. E animará os que trabalham para proteger os gays e lésbicas a redobrarem seus esforços".

A New Ways Ministry é uma associação criada há 28 anos, que trabalha pela "reconciliação" entre a Igreja Católica e a comunidade homossexual.

A instrução do Vaticano destinada a impedir que os gays possam se ordenar padres foi divulgada nesta terça-feira de forma integral no site de uma agência católica contestadora (Adista), uma semana antes do previsto.

A associação de defesa dos direitos dos homossexuais Human Rights Campaign (HRC) também condenou a ordem do Vaticano, criticando a igreja por usar os homossexuais como bodes expiatórios dos recentes escândalos sexuais causados por padres pedófilos.

"Esse decreto é um desvio que nem protege as crianças nem presta contas aos responsáveis", disse o presidente da HRC, Joe Solmonese.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SETE e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal