Pesquisa:
 

Terça-feira, 24 Setembro 2019 15:42

CINEMA
Diário Queer Lisboa - Making Montgomery Clift e One Taxi Ride



Hoje foi um dia menos interessante no Queer Lisboa 2019.


Como opções fui ver o documentário “Making Montgomery Clift”, realizado por Hillary Demmon e Robert Clift, em detrimento das Curtas 2 e à noite vi a também documentário produzido entre o Mexico e Singapura “One Taxi Ride”, de Mak Ck.

Quanto ao filme Making Montgomery Clift, é de notar que um dos realizadores é sobrinho do conhecido actor, e assim este documentário teve acesso a fontes familiares bastante privadas e nunca antes divulgadas, mormente sobre a sua sexualidade.

Clift era um homem sedutor que despertava desejos em ambos os sexos e a sua homossexualidade foi sempre bastante badalada quer com outros conhecidos actores, quer com desconhecidos, sendo muito falada uma detenção do actor em Nova Orleães por ter tido relações com um “jovem”, notícia essa que a família tentou abafar nos livros publicados sobre a sua vida.

O documentário centra-se pois essencialmente sobre a vida sexual dele e a sua vida familiar para quem ele sempre foi considerado uma pessoa especial. O certo é que Clift sempre teve alguma dificuldade em lidar com a sua sexualidade.

Quanto ao filme da noite, One Taxi Ride, trata-se de uma co-produção entre o México e Singapura, realizado por Mak Ck.

Passa-se num México evoluído e centra-se em Erik, um homem de 26 anos, que cedo descobre a sua homossexualidade e cuja família constituída pela mãe e três irmãos, dois dele casados, foi abandonada pelo pai.

Eric carrega com ele um segredo que não tem coragem de revelar a ninguém sobre o que sucedeu 10 anos antes no dia em que fez 17 anos, e quando ao regressar a casa, apanhou um táxi…

Esse segredo que nunca teve coragem de revelar a ninguém, mantinha alguma frieza entre ele e a sua família, e só durante um relacionamento mais prolongado ele ousou contar ao então seu companheiro o que sucedeu e traumatizou.

Foi depois a vez de expor a situação a toda a sua família que o compreendeu e aceitou bem.

O filme acaba quando dois anos mais tarde, ele e a família começam a fazer projecções do filme sobre a sua vida para pessoas com problemas relacionados com violência sexual e outros problemas relacionados com o sexo que hoje as pessoas começam a ter medo de divulgar.

Embora na parte final haja algum exagero de lágrimas, não deixa de ser um filme didáctico sobre a vida sexual dos jovens de hoje.

E para hoje, terça-feira, ainda temos...

17:15 And Then We Danced de Levan Akin / Longa-Metragem: 105 min. / Dança, Drama, Gay, Relacionamento

19:30 Breve Historia del Planeta Verde de Santiago Loza / Longa-Metragem: 74 min. / Família, Mistério, Trans

21:30 Irving Park de anayotis Evangelidis / Longa-Metragem: 118 min. / BDSM, Documentário, Família, Fetichismo, Gay, Velhice

e muito mais...

CINEMA: Diário Queer Lisboa - Making Montgomery Clift e One Taxi Ride

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2019)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal