Pesquisa:
 

Domingo, 24 Setembro 2017 18:06

PORTUGAL
Gender Trouble finalmente editado em Portugal



A obra de Judith Butler que inspirou muita teoria queer é agora editada em Portugal


Vinte e sete anos após a sua publicação original, Gender Trouble é finalmente editado em Portugal. Trata-se de um dos textos mais importantes da teoria feminista, dos estudos de género e da teoria queer. Ao definir o conceito de género como performatividade – isto é, como algo que se constrói e que é, em última análise, uma performance – "Problemas de Género - Feminismo e Subversão da Identidade" repensou conceitos do feminismo e lançou os alicerces para a teoria queer, revolucionando a linguagem dos activismos.

O Queer Lisboa 21 acolheu o lançamento da tradução portuguesa deste clássico da teoria queer com a chancela da Orfeu Negro. O prefaciador do livro, o investigador João Manuel de Oliveira, apresentou esta edição junto com Pablo Pérez Navarro, especialista na obra de Judith Butler, e a coreógrafa Vera Mantero.

Judith Butler, de 61 anos, é professora Departamento de Literatura Comparada e do Programa de Teoria Crítica na Universidade da Califórnia, Berkeley. As suas obras são muitas vezes incluídas em cursos de estudos de género e da performatividade no discurso. Butler apoiou ativamente questões que lhe tocam de perto como os movimentos de lésbicas e homossexuais e sobre outras questões políticas contemporâneas como as políticas de Israel.

Apresentação no Queer Lisboa 21

veja as fotos aqui

PORTUGAL: Gender Trouble finalmente editado em Portugal

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal