Pesquisa:
 

Quarta-feira, 24 Setembro 2014 11:37

BRASIL
Investigador afirma que racismo e homofobia têm a mesma origem



Wagner Xavier Camargo, investigador na área da sexualidade no desporto da Universidade Federal de São Carlos, afirma que a diferenciação feita nas ofensas racistas e homofóbicas nos estádios não passa de senso comum.


Segundo ele, a justificação para os gritos de “bicha” da ameaça que as identidades LGBT põem à “masculinidade hegemónica” no futebol. Segundo ele “Colocar a homofobia como cómica é jogar a homossexualidade no registo da ficção. Negando que há atletas gays, tenta-se ignorar as alternativas de existência que eles colocam ao universo segregador do género que é o desporto.” E defende que este processo é similar ao que acontece com o racismo.

O investigador afirma que a instituição do desporto é, por norma, segregadora a partir de vários critério, como idade, género, entre outros, sendo que a homofobia é algo relativamente novo. Isso deve-se ao espaço de visibilidade que a homofobia têm ganho nos últimos tempos, com atletas gays a assumirem a sua homossexualidade publicamente.

Numa entrevista ao jornal “A Folha De São Paulo”, Wagner Camargo afirma também que não acredita que a homofobia em contexto desportivo seja maior que noutros contextos, mas sim que é equivalente à homofobia a nível religioso ou militar, só que a sua visibilidade é maior.

Para os investigadores da área não existe uma fórmula para subverter as lógicas da discriminação. Atualmente Wagner Camargo está a estudar as proliferação de claques desportivas homossexuais, e a forma como estão a criar espaços para si dentro de um ambiente hostil.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal