Pesquisa:
 

Sábado, 24 Setembro 2011 23:58

PORTUGAL
Queer Lisboa 15 terminou hoje



Assim termina mais um edição do Queer Lisboa, quinze anos de filmes. Foram muitos e bons os filmes que passaram pelo São Jorge, mais de oitenta filmes, entre curtas e longas-metragens, entre documentários e cinema experimental.


Foram salas umas mais cheias que outras, mas todas repletas de calor e entusiasmo. Foram introduzidos os filmes aos espectadores com vozes tão singulares como a de Nuno Galopim, numa versatilidade linguística que João Ferreira não deixou por mãos alheias, mas apoiados por uma excelente equipa.

Foram as secções “QueerPop”; “QueerArt”; Noites Hard, Sessões Especiais; Panorama; Curtas e longas-metragens; Documentários, e Debates. Além dos destaques da Intersexualidade e Representação Visual e até Teatro. E foram tantas as razões que levaram milhares de pessoas ao São Jorge entre os dias 16 e 24 de Setembro.

Hoje o Júri, aquela personagem boazinha que conhecemos na abertura, deu a conhecer os vencedores das diferentes categorias, decisões que os tornou menos bonzinhos para alguns. Ficamos também a conhecer o vencedor eleito pelo público e falo da secção das curtas-metragens.

Assim os vencedores são:

Melhor Longa-metragem

“Rosa Morena”, de Carlos Oliveira


Melhor Documentário

“I AM”, de Sonali Gulati


Melhor Actriz

Corinna Harfouch, de “Auf Der Suche”


Melhor Actor

Roberto Faria, de “Mi Último Round”


Foram estas as deliberações do Júri, mas falta uma secção que é a votada pelo público e falamos, claro está das curtas-metragens, e assim o vencedor foi:

Melhor Curta-metragem

“Eu não quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro.


O cinema Brasileiro sai do QueerLisboa15 como o grande vitorioso, sendo vencedor nas categorias de curtas e longas-metragens, depois a Alemanha com o prémio para a melhor actriz, e o Chile com o melhor actor, a Índia leva para casa o melhor documentário. Para o ano o QueerLisboa promete voltar com um programa rico, vasto, e de certo interessante. O PortugalGay.pt continuará a colaborar com o mesmo e por isso terá de novo o www.queerlisboa.org actualizado atempadamente para que possa escolher os seus filmes, fazer o seu calendário, visionar os seus eleitos e assim dar razão de ser a este grande evento.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal