Pesquisa:
 

Sábado, 24 Setembro 2011 11:30

PORTUGAL
QueerLisboa - Um dia falado em Castelhano



Ontem o dia no Queer parecia estar dedicado ao cinema falado em castelhano, e ou pelo menos foi nesse sentido que dedicamos os nossos visionamentos, desde “Piedras” até “Tijereto e Tierra Madre”, culminando com “Contracorriente”.


Destas quatro vou apenas falar-vos de duas, a curta “Tijereto”, e a longa “Contracorriente”.

Tijereto

Uma curta-metragem que veio de Colômbia e que o meu destaque se prende apenas com o facto de por vezes nada mais que um beijo é tudo que um homem ou uma mulher precisam para experimentar algo com alguém do mesmo sexo. O senão deste acto é que pode esclarecer tudo ou baralhar ainda mais.

Natalia e Daniel são um casal que busca no Caribe um final de semana romântico. Marlon já lá está faz seis meses a escrever, uma vez que é escritor, e os três partilham a mesma casa. Depois de um jantar, e algum jogo, Daniel deixa Natalia sozinha com Marlon e acabam os dois por se envolver sexualmente. Na manhã seguinte Natalia conta tudo a Daniel, este sai à procura de Marlon. Depois de uma troca de empurrões Marlon resolve a coisa beijando Daniel. Resultado: Daniel quando volta com Natalia para a sua vididinha do dia a dia, vai pensativo, e não é por causa de Natalia.

Contracorriente

Este filme é mais um para fazer parte da estante (ou não fosse selecionado para a secção "Panorama" do Festival), um filme que ultrapassa para muitos o bom senso, eu diria que é a demonstração mais forte do amor, ou do que o amor pode ser.

Miguel é o esposo de Mariela, e pescador. Vivem numa praia do Peru e Mariela está breve a dar à luz o primeiro filho do casal. Santiago é o fotógrafo que apareceu por aqueles lados e é também pintor, e é também amante de Miguel.

Uma relação igual a tantas outras tidas com homens casados (ou mulheres), Mariela e a aldeia piscatória não pode nem imaginar, quanto mais saber que os dois se amam perdidamente. Por isso mesmo vivem o seu amor ás escondidas, ainda porque Santiago não muito bem visto pela aldeia, para os residentes ele é um estranho excêntrico.

Mas o desejo de Santiago de querer viver com Miguel às claras é imenso e numa discussão sobre a falta de atitude de Miguel os dois separam-se, e Miguel volta para a aldeia.

No dia seguinte quando volta a casa depois da faina, Miguel vê Santiago sentado na mesa da cozinha da casa dele, no mesmo instante quase Mariela que ouve a porta, levanta-se e vem ao encontro de Miguel, pergunta-lhe como foi a pescaria, bebe uma água e vai-se, a única pessoa que vê Santiago na cozinha é Miguel, Santiago está morto.

Confuso com a situação Miguel vai a casa de Santiago e ao local que os dois normalmente se encontravam, chama por Santiago e é aqui que ele o encontra, e só ai ele entende que Santiago está morto. Mas a alma dele não quer ir embora o seu amor por Miguel é tão grande que não quer deixar de estar perto ele e passa depois disso a fazer companhia a Miguel em todos os locais, aguarda por ele quando vem da faina, assiste os jogos de cartas e dizendo-lhe até o jogo do adversário,

está com ele em casa enquanto Miguel cuida do filho, e até pelas ruas da vila Miguel passeia com Santiago de mão dada, porque ele é o único que sabe que Santiago está ali.

É uma historia de amor que ultrapassa a vida terrena, e um amor daqueles que para o comum dos mortais apenas existe em filme ou nos nossos sonhos, ou ainda nas linhas de um qualquer poema.

Uma excelente longa-metragem para recordar, com fotografia lindíssima, com interpretações a meu ver muito naturais mas de excelência, um argumento belíssimo.

Para os apaixonados como eu e para aqueles que anseiam por conhecer o amor, este é o nosso filme, contra tudo e contra todas as circunstâncias um "eu amo-te eternamente".

Hoje é o último dia do QueerLisboa

Hoje, Sábado é dia de despedidas desta 15ª edição do Queer Lisboa, se não lhe foi possível estar presente em nenhuma das sessões, tome nota na sua agenda para meados de Setembro de 2012 para não perder o Queer Lisboa 16, e de certo trará muitos e bons filmes para você escolher e visionar, e o PortugalGay.pt vai ter o www.queerlisboa.org devidamente actualizado para si.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal