Pesquisa:
 

Sexta-feira, 24 Junho 2011 09:57

EUA
Presidente Barack Obama defende direitos legais iguais para casais gays



O Presidente Barack Obama continua e dar sinais variáveis, mas cada vez mais abertos, sobre a sua opinião sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, ontem foi mais um passo.


Nesta quinta-feira numa recolha de fundos organizada por um grupo de democratas LGBT o Presidente dos EUA apresentou uma lista de conquistas de direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e transexuais da sua admnistração e terminou com: "Eu acredito que os casais gays merecem os mesmos direitos legais como qualquer outro casal neste país"

Mas foi imediatamente confrontado pela multidão de mais de 600 pessoas na sala a perguntar em uníssono se o presidente "apoiava" o "casamento".

Obama fugiu à pergunta numa altura em que o estado de Nova Iorque passa por uma maratona legislativa precisamente devido à discussão sobre o casamento que deverá ser concluída hoje, sexta feira. Se a legislação for aprovada Nova Iorque passa a ser o sexto estado nos EUA a reconhecer legalmente a celebração dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Obama ironizou um bocadinho: "eu entendo que há um pequeno debate a decorrer em Nova Iorque", disse. Mas acrescentou: "Nova Iorque está a fazer exatamente o que é suposto fazer-se em democracia." Também defendeu que o casamento é uma questão estadual e não federal, deixando a cada um dos 50 estados dos EUA a decisão sobre a igualdade no casamento.

O evento de recolha de fundos LGBT reuniu mais de 600 pessoas vindas de pelo menos 22 estados, que pagaram entre 875 euros e 25'000 euros (o máximo permitido legalmente) à campanha de Obama e ao partido Democrata para estarem presentes.

EUA: Presidente Barack Obama defende direitos legais iguais para casais gays

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal