Pesquisa:
 

Quinta-feira, 24 Junho 2010 09:41

BRASIL
Duas mulheres casam-se no consulado de Portugal



Denise e Vera foram assim o primeiro casal no estrangeiro a beneficiar da nova igualdade no casamento civil em Portugal.


Parece que as mulheres portuguesas estão determinadas em estar na vanguarda dos casamentos. Depois de Anabela e Célia se terem casado em Toronto no Canadá em Dezembro de 2003, e de Teresa e Lena se terem casado em Lisboa em Junho de 2010, eis que agora Denise (47 anos) e Vera (60 anos) são também pioneiras a casarem-se no consulado Português no Rio de Janeiro, Brasil.

As duas vivem juntas há 17 anos e como Denise tem nacionalidade Portuguesa puderam realizar o seu casamento no Consulado Português.

O pedido de casamento foi feito por Denise no mesmo dia em que Cavaco Silva anunciou a promulgação da lei.

Em declarações ao média, Denise afirmou que "Hoje, mais do que nunca, sinto-me feliz por ser portuguesa" esclarecendo que "Quisemos celebrar nosso amor. Agora, pelo menos em Portugal, temos direito a coisas práticas, como pensão. Não deveria haver diferença entre um casamento homossexual ou heterossexual. O que existe de fato é a união de duas pessoas que têm de ter seus direitos assegurados pela lei"

Denise trabalha na administração do consulado e reuniu um grupo de cerca de 40 pessoa para a festa que foi vedada aos media e seguiu o figurino tradicional de almoço, lembranças, bolo de dois andares, etc.

Embora o Brasil não reconhece a igualdade no casamento para gays e lésbicas, como Denise trabalha num consulado Português Vera passa a ser beneficiária da sua pensão (paga pelo Governo Português) em caso de morte e a união terá efeitos em termos de IRS em Portugal.

BRASIL: Duas mulheres casam-se no consulado de Portugal

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal