Pesquisa:
 

Segunda-feira, 23 Dezembro 2013 22:04

SANTA SÉ
Papa Francisco eleito homem do ano por revista LGBT norte-americana



O Papa Francisco desde que foi escolhido não pára de surpreender.


Apontado por uns como tratando-se de um golpe de marketing para atrair de volta os fieis que se foram perdendo é também designado por outros como um rosto de mudança dentro da ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana).

Tudo teve início logo na sua apresentação ao público, desde a varanda do Vaticano surge de vestes simples e faz um discurso descontraído levando quem na Praça de São Pedro estava para o saudar a rir quando diz “os meus irmãos cardeais foram-me buscar quase ao fim do mundo”.

Mais à frente e numa primeira incursão por entre o público bem como na sua visita ao Brasil dispensa a vitrina à prova de bala do "papamóvel" criando grande exercício por parte da segurança, mas ficando mais próximo dos fiéis.

Em Roma reage com graça quando durante uma cerimónia uma criança senta-se na sua cadeira ou se agarra às suas vestes. Muitas pequenas coisas havidas em atos e discursos tem marcado uma atitude pública positiva deste novo papa.

Um dos discursos foi no sentido de aligeirar a importância que a ICAR tem dado ao facto de inúmeros países católicos, e não só, estarem a alterar as suas leis civis reconhecendo o direito ao casamento entre as pessoas do mesmo sexo. Diz o Papa Francisco que se gasta muito tempo com a questão do casamento quando há outros assuntos como a pobreza que merece maior atenção.

Mais recentemente o Papa Francisco disse "se uma pessoa é gay e busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para o julgar". Disse-o em resposta a um repórter que lhe perguntava sobre a presença de homossexuais na igreja.

Homem do ano da ADVOCATE

Embora o seu pontificado só tenha tido início em Março passado o ano que agora termina tem ele como o homem do ano, quem o diz é a mais antiga revista gay dos EUA, a ADVOCATE elegeu o papa como pela sua postura perante os assuntos relacionados com as pessoas homossexuais. A revista diz mesmo que a postura do Papa Francisco representa uma mudança gritante quando comparado com o seu predecessor.

Além desta publicação específica do público LGBT outra de relevo internacional identifica também o Papa Francisco como a figura do ano, falamos da TIME que na sua edição de 23 de Dezembro de 2013, faz capa com a figura máxima da Igreja Católica.

Resta saber se estas mudanças na atitude do pontificado chegam aos mais de 1000 milhões de fiéis espalhados por todo o mundo.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal