Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Quarta-feira, 23 Outubro 2013 15:51

AUSTRÁLIA
Território da Capital aprova igualdade no casamento



Em 2004 a lei federal tinha sido alterada no sentido de impedir o casamento para gays e lésbicas na Austrália.


Na alteração da lei deixava-se no entanto um caminho para que os diferentes estados poderem legislar segundo a sua vontade. A lei federal de 2004 definia que o casamento é um contrato possível apenas entre um homem e uma mulher.

Esta terça-feira Canberra legislou em sentido contrário: permitindo também o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Centenas de pessoas que assistiram à votação no parlamento do território da capital e perante uma vitória mesmo renhida (9 para 8) aplaudiram de pé, cantando mesmo a canção de John Paul Young “Love Is In The Air“. Prevê-se isso mesmo que o amor esteja no ar e que haja por isso uma corrida para a capital de casais do mesmo sexo para celebrarem o seu casamento.

Dilema pessoal versus público para o Primeiro Ministro

No sentido contrário desta decisão está o Primeiro Ministro Tony Abbott que se tem oposto à implementação de uma lei federal que permita o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e no passado ano uma vez mais verificou-se isso mesmo frustrando mais duas tentativas de avançar com a medida.

Mas ao que parece não é um caminho fácil este de Abbott, não pelo menos a nível familiar uma vez que a sua irmã Christine Foster, diz que só celebra o seu casamento com a sua companheira Virginia Edwards quando a lei o permitir na sua cidade natal, Sydney.

A opinião pública enfrenta aqui uma contradição porque, se por um lado temos Abbott que como Primeiro Ministro não deixa passar a lei que permitiria fazer da Austrália o 16º país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, pelo outro a sua irmã diz que o irmão apoia o seu relacionamento e que terá dito mesmo que estará ao seu lado no dia em que casar.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal