Pesquisa:
 

Quinta-feira, 23 Setembro 2010 17:28

PORTUGAL
QueerLisboa14 - resumo do dia 6



No sexto dia vimos um conjunto de curtas referenciadas no programa de “Curtas 3”, deste conjunto destacamos três filmes, “Friday´s Child”; “Professor Godoy”; e “To The Marriage of True Minds”, e finalizamos com um documentário sobre duas pessoas transexuais intitulado “Ångrarna”.


O Queer Lisboa 14, está a três dias do final da edição de 2010, mas ainda há muito para escolher em www.queerlisboa.org.

Mas passando às nossas opiniões sobre o dia de ontem: “Friday´s Child”, fala-nos da inocência de dois jovens que ainda a descobrir a sua sexualidade se sentem ao mesmo tempo adultos. A determinada altura do filme entram numa brincadeira de imaginar um monstro que os persegue e os ataca, mas que cada um lança partes de um guião executado na hora, mas de súbito param e dizem já serem demasiado adultos para estarem com aquelas brincadeiras, e seguindo-se a esta observação um deles pergunta ao outro se já beijou alguma vez uma rapariga.

Uma vez que o seu amigo parece nunca o ter feito, então decidem experimentar entre eles para que um possa transmitir ao outro o que é beijar alguém. Se esta imagem de inocência livre de tabus, preconceitos, fantasmas, não é uma imagem deliciosa e brilhante então perdi o sentido da beleza humana.

“To The Marriage Of True Minds”, um titulo longo é verdade, mas não tão longa quanta a dor que muitas e muitos dos nossos “irmãos”, em países como Somália; Serra Leoa; Arábia Saudita; Iémen, ou Irão vivem. O drama de não poderem abertamente viver a sua sexualidade nem mesmo dentro de quatro paredes leva a que muitos jovens e menos jovens, embarquem em transportes que os levam no caminho da esperança, um transporte nem sempre suave ou bem sucedido, mas é esse o único caminho que se lhes apresenta como solução para uma vida melhor, longe dos medos, longe na maior parte das vezes da morte certa. Assim, esta produção apresenta-nos dois jovens que embarcam num navio clandestinamente rumo ao Reino Unido, onde pretendem conseguir a realização dos seus sonhos profissionais mas acima de tudo conseguirem estar juntos longe do jugo farto e pesado do fundamentalismo islâmico, e permanecerem juntos como dois apaixonados que sempre foram.

“Professor Godoy”, é a história para terminar este olhar sobre as curtas-metragens do dia. Uma história de que por vezes a precocidade de alguns jovens deixa os adultos embaraçados, e algo presos entre o que se deve fazer “by the book”, e o que para evitar o sofrimento de alguém se faz. Desta forma um professor de matemática na casa dos quarenta, depara-se com o assédio de um dos seus alunos, que sempre que faz um teste lhe deixa equações matemáticas em que os factores são o professor e o aluno. Godoy recebe esses bilhetes entre as folhas do teste, e vai tomando nota das equações, ao mesmo tempo guarda os bilhetinhos.

Mesmo tentando reprimir estes actos do seu aluno, Godoy sente-se tentado e essa tentação é revelada nos seus sonhos, ao mesmo tempo o aluno embora tenha sido repreendido não desiste e diz ao professor numa visita que lhe faz a sua casa para lhe deixar um presente. Aqui o sentido de humor do realizador, o presente é um candeeiro de lava com um formato bastante fálico. Ao entregar o presente o aluno deixa uma nota ao professor, a marcação de um encontro para daqui a duas horas, e diz: - Espero quinze minutos se não parecer vou-me embora!

O desejo, o mistério que estas investidas suscitam ao professor, fazem que actue ao contrário daquilo que diz, se por um lado disse ao aluno que espera-se sentado, por outro sai de casa e vai ao seu encontro, e debaixo de uma luz única de um por de sol fantástico, dão inicio a uma amizade entre duas pessoas inteligentes, e ao fim desta produção belíssima vinda do Brasil.

“Ångrarna”, poderá não ser um documentário fácil, bem-humorado é verdade, mostra a vida de duas pessoas transexuais, do seu percurso de transição e de regressão. Ali partilham as suas experiências, as ansiedades vividas, os sonhos e desejos de um processo que no final as duas se arrependem. Um filme que a meu ver deve ser visto como duas histórias particulares, que não podem nem devem ser generalizadas, mas que todas as pessoas envolvidas nas questões das pessoas transexuais e transgéneras (que não as encontrei na sala) deviam ver. Um exemplo de como alguns são praticamente cobaias de médicos e juristas...

Amanhã teremos os comentários ao programa de “Curtas 4”, “I Shot My Love”, e o documentário português sobre a equipa de Rugby de Lisboa intitulado “Boys Just Wanna Have Fun” (que começa às 18:00).

PORTUGAL: QueerLisboa14 - resumo do dia 6

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal