Pesquisa:
 

Domingo, 23 Setembro 2007 19:18

PORTUGAL
«Solange du hier bist» vence Festival Gay e Lésbico



O filme «Solange du hier bist», do realizador alemão Stefan Westerwelle, venceu a 11ª edição do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa na categoria de Melhor Longa-Metragem de Ficção, revelou hoje à Lusa fonte da organização.


Os vencedores do certame dedicado ao cinema de temática gay e lésbico foram anunciados durante a cerimónia de encerramento que hoje decorreu no Cinema São Jorge, em Lisboa, depois de ter exibido 90 filmes desde a inauguração, a 14 de Setembro.

A longa-metragem «Solange du hier bist/Enquanto estás aqui» (tradução livre) foi premiada «pelo equilíbrio entre a forma e o conteúdo e porque a solidão e a proximidade da morte, temas não frequentemente tratados no cinema, fazem com que o filme abra portas a públicos, independentemente da sua sexualidade», justificou o júri.

A actriz Cucha Carvalheiro, o director e programador do Festival Mezipatra de Praga, Ales Rumpel, o programador do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Turim, Giuseppe Savoca, e a radialista Inês Meneses, integraram o júri nesta categoria, à qual concorreram 13 longas-metragens.

«Estrellas de la Línea» (Espanha, 2006), de Chema Rodríguez foi eleito o Melhor Documentário do festival por um júri constituído pela realizadora Ana Luísa Guimarães, a jornalista Fernanda Câncio, e o programador do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Milão, Matteo Colombo.

«Um filme que não é gay, não é lésbico nem transgender, mas universal, inteligente, inesperado e comovente, sobre a capacidade de resistir, de desafiar o destino e as convenções sexuais, de género, sociais e culturais», aduziu o júri da categoria documentário, que avaliou 11 obras em competição.

O festival atribuiu ainda um Prémio do Público, patrocinado pela Editora Bico de Pena, à curta-metragem documental «Singularidades», do realizador brasileiro Luciano Coelho, que competiu com mais 47 filmes.

Também foi atribuída uma Menção Especial à actriz brasileira Carla Ribas pela sua interpretação no filme «A casa de Alice», do realizador brasileiro Chico Teixeira.

Os prémios pecuniários para a Melhor Longa-Metragem e para o Melhor Documentário são de mil euros cada, enquanto o Prémio do Público para a Melhor Curta-Metragem ascende a 500 euros.

Em declarações à agência Lusa, o director do festival, João Ferreira, avaliou que a presente edição registou «um grande salto em termos de público e dinâmica, sobretudo porque decorreu no centro da cidade» de Lisboa.

O Festival Gay e Lésbico de Lisboa «continua a crescer em público jovem, na sua maioria estudantes, mas também muitas pessoas que não pertencem à comunidade a que o certame é dirigido».

«O mais importante é que somos um festival de cinema, e os filmes são para serem vistos por todas as pessoas», sublinhou.

Por outro lado, lamentou a perda, pela primeira vez, do apoio financeiro do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICA), justificada com «a impossibilidade de apoiar todos os pedidos de muitos festivais de cinema».

Entre outros patrocínios, o certame conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, através de um protocolo assinado no ano passado e válido por três anos.

[Confira toda a programação em: www.queerlisboa.org ]

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal