Pesquisa:
 

Quarta-feira, 23 Maio 2012 11:49

EUA
Pena de 30 dias para implicado em suicídio gay gera polémica



Um estudante universitário enfrenta uma pena de 30 dias por ter colocado on-line um vídeo de um colega num encontro com outro homem, o colega suiciou-se.


Ravi, de 20 anos, foi considerado culpado por um júri em março de intimidação, invasão de privacidade, e tentativa de encobrir a situação, ao usar o seu portátil para transmitir secretamente um encontro íntimo entre o seu companheiro de quarto de Rutgers, Tyler Clementi, e um outro homem há dois anos. O caloiro, de 18 anos de idade, cometeu suicídio saltando da George Washington Bridge em 22 de setembro de 2010, dias depois de tomar conhecimento da divulgação das imagens.

A pena poderia ir até 10 anos de prisão, mas a sentença pediu apenas 30 dias de prisão, com 3 anos de liberdade condicional, 300 dias de serviço comunitário e o donativo de 10'000 USD a organizações que lutam contra a discriminação.

E se a maioria dos envolvidos nunca pensou realmente na pena máxima de 10 anos, a verdade é que muitos ficaram surpreendidos pela pela leve que foi aplicada.

O grupo Garden State Equality reagiu: "Falamos publicamente contra a pena máxima de 10 anos de prisão e a deportação. Isso teria sido vingança acima da punição e ultrapassaria o enviar de uma mensagem para o resto da sociedade", disse em comunicado, Steven Goldstein, presidente da associação de New Jersey. Mas também clarifica que a possibilidade de Ravi sair em liberdade não era aceitável, e que consideram que esta pena "está mais próxima deste extremo que o outro. Isto não foi apenas uma brincadeira de miúdos que correu mal".

No veredicto, o júri considerou que Ravi não foi movido por ódio ou preconceito, mas que Clementi as terá entendido como tal. Mas na realidade já houve penas muito mais severas em situações de acidentes de tráfego em que jovens vão distraídos a enviar mensagens de texto no momento do acidente, resultado em mortes, o que deixou muitos desconfortáveis com a situação.

Pouco depois do suicídio Tyler Clementi o estado de New Jersey aprovou um novo conjunto de leis contra o bullying.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal