Pesquisa:
 

Terça-feira, 23 Maio 2006 01:01

ITÁLIA
União estável gera primeiro choque entre Governo Prodi e Vaticano



O processo de posse de Prodi como primeiro-ministro, que começou na quinta-feira, no Senado, continuou ontem com um debate na Câmara dos Deputados. Prodi conta com a tranqüilidade da maioria absoluta, após passar pela votação no Senado sem problemas na sexta-feira passada. Na câmara alta, a diferença com a oposição é de apenas duas cadeiras. No entanto, Prodi foi aprovado pelo Senado por 165 votos a favor e 155 contra, ao contar com o apoio dos senadores vitalícios e à revelia de um membro da oposição liderada pelo ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi.


Enquanto isso, surgiram os primeiros atritos entre a Igreja Católica e o Governo de Prodi, depois que a nova ministra para a Família italiana, Rosy Bindi, falou sobre um possível reconhecimento das uniões estáveis. Em duas entrevistas publicadas no domingo, a titular da pasta - esta é a primeira vez que há o Ministério para a Família na Itália - falou da necessidade de "garantir os direitos das uniões civis". Bindi disse que, junto com a família tradicional, existe na Itália "um universo articulado". "Trata-se de um grande desafio conciliar os valores da família, como a Constituição define, com essa pluralidade de situações", disse Bindi aos jornais locais.

As palavras da ministra geraram críticas hoje do L'Osservatore Romano, que escreveu: "Digamos imediatamente que não admira o fato de ler a enésima evolução acrobática" sobre as uniões estáveis. Para o jornal, porta-voz oficioso da Santa Sé, é preciso fazer duas distinções: os casais heterossexuais e os homossexuais. Segundo esse órgão, trata-se de "uma distinção importante", pois "a convivência dos casais heterossexuais já está regulamentada no direito através do casamento". No entanto, o mais grave para a Igreja Católica, é que "o verdadeiro objetivo parece ser outro: a convivência entre casais homossexuais, aos quais um reconhecimento público daria uma arma formidável para dar crédito à existência de uma forma alternativa de família".

As palavras do Vaticano motivaram as críticas de alguns dos membros da União - a coalizão governamental -, como Franco Grillini, deputado e presidente honorário da Arcigay, organização que defende os direitos dos homossexuais na Itália. "Atacar, como fez o L'Osservatore Romano, a tímida proposta de reconhecimento dos direitos das uniões estáveis, adiantada pela ministra Bindi, significa ser incapaz de 'observar' o mundo que está mudando e ser cego à urgente solicitação de direitos de milhões de pessoas que vivem como casais de fato".

Os partidos democrata-cristãos e a centro-direita de Berlusconi ficaram do lado da tese do Vaticano.

Também a ministra Bindi, antecipando-se no domingo às possíveis críticas, comentou que "a Igreja não pode deixar de dizer aquilo que pensa. No entanto, a política não pode deixar de assumir a responsabilidade da mediação e da escolha".

"Não devemos nos preocupar com as palavras dos bispos, mas eventualmente por nosso silêncio", disse.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal