Pesquisa:
 

Sexta-feira, 22 Dezembro 2017 10:38

ÍNDIA
Orgulho LGBT celebrado em Calcutá



A Ásia está sempre um pouco longe dos holofotes ocidentais e por isso as notícias que nos chegam são escassas e quase sempre mostram mais o lado negativo das coisas que o da luta e das conquistas.


Contudo esse caminho, o da luta, está a ser feito e recentemente os indianos LGBT+ saíram à rua e milhares manifestaram-se em Calcutá pela 16ª vez contra a repressão sentida, que segundo um dos organizadores, é crescente, numa moralidade repressiva de outras manifestações de amor que não a da maioria.

A India é um país complexo, e as leis sobre as pessoas LGBT+ oscilam entre a prisão e a liberdade seguida de novo pela prisão, ser-se LGBT+ na Índia é ainda complicado dependendo da localidade onde se vive e da lei vigente a cada dia.

Falamos com um dos elementos da organização na marcha nesta cidade de 5 milhões de habitantes a quem colocamos algumas questões.

Como foi organizada esta marcha?

Kolkata Rainbow Pride Walk (KRPW) é um coletivo aberto de indivíduos, redes e organizações, que acredita que a sexualidade é um elemento-chave da existência humana, satisfação e prazer. Consideramos que nenhum indivíduo, comunidade ou parte da sociedade deve enfrentar o estigma, discriminação ou a violência por causa de seu género e sexualidade. A mais antiga Pride Walk of India, pretende fazer uma declaração política para a Igualdade, Tolerância, Amor e Solidariedade. Queremos caminhar para fortalecer a voz da igualdade para todos - independentemente do género, sexualidade, religião, etc.

Caminhamos solidariamente com todos os movimentos baseados em direitos, direitos da criança, direitos das mulheres, direitos Dalit (os que no sistema de castas ainda em vigor na prática são designados para trabalhos inferiores, "intocáveis"), Direitos dos deficientes, grupos de estudantes e outros. Também protestamos com veemência contra a atmosfera crescente do policiamento moral e a abordagem restritiva do estabelecimento em relação a qualquer comportamento não sancionado. Este policiamento moral é cada vez mais usado para estigmatizar e discriminar grupos minoritários de todos os tipos.

Como financiaram o evento?

Por favor, notem que seguimos uma política de "sem banners organizacionais / logotipos / anúncios". Todo a gente anda com uma bandeira comum que é Kolkata Rainbow Pride Walk. A caminhada é completamente financiada pela comunidade. Não temos patrocinadores ou financiadores específicos. O dinheiro é recebido através de eventos de arrecadação de fundos e doações.

Convidamos todos os indivíduos, grupos e entidades de pensamento livre a juntarem-se a nós para o Kolkata Rainbow Pride Walk. Permanecemos solidários contra a discriminação, exclusão e violência.

Tiveram uma grande adesão?

Este ano, o número de participantes foi cerca de 4000, incluindo amigos heteros

Quais os reflexos dentro e fora da marcha?

As pessoas estavam muito entusiasmadas. Nós também distribuímos folhetos para as pessoas que estavam ao lado das ruas. Eles estavam muito curiosos, com pessoas estavam perguntando "o que é isso?", o porquê da marcha, tentavam perceber o que se passava. Alguns comentários ofensivos também vieram da multidão. Mas, em geral, o evento correu de forma muito satisfatória.

Próxima iniciativa

Em seguida, vamos organizar um Queer Festival. Onde as pessoas queer celebram dois dias com diferentes eventos culturais onde venderão seus produtos.

Mais fotos?

Veja as galerias no Flickr do KRPW

ÍNDIA: Orgulho LGBT celebrado em Calcutá

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal