Pesquisa:
 

Quinta-feira, 22 Setembro 2011 16:07

PORTUGAL
QueerLisboa 15 - O Mercado da Carne e uma sugestão para hoje



Florent é um francês emigrado nos estados unidos que vive em Nova York, e que durante 23 anos, muda todo um quarteirão com a sua energia e genialidade, e faze-lo através do seu restaurante com o seu nome.


Florent: Queen of the Meat Market

O restaurante Florent situava-se no bairro MeatPacking uma zona que não tinha ninguém e que ninguém queria viver, onde havia os mercados da carne de NY. Florent escolhe esse mesmo local para abrir o seu restaurante que se vem a tornar um ponto de passagem obrigatória de todos os turistas, famílias, celebridades e os noctívagos nova iorquinos.

Um restaurante onde o staff funcionava como uma grande família, e onde todos e todas tinham os mais diversos papeis, muito para alem de servir às mesas o cozinhar.

As festas consecutivas e repletas de imaginação sucediam-se e cada uma mais glamorosa e burlesca que a outra. O poder dessas festas foi tão longe que fecharam toda a rua e juntaram no exterior milhares de pessoas para assistirem a espectáculos, enquanto os empregados e empregadas se vestiam com trajes renascentistas de grandes saiotes ornamentados, e perucas altas.

E Florent não se ficou por aqui: colaborou nas mais diversas acções de militância activista LGBT, e mais tarde na luta contra o VIH/Sida, ele mesmo infectado e viúvo de tantos amigos.

“Florent: Queen of the Meat Market” é o filme da história de NY e do activismo LGBT, este espaço que acolheu estrelas como a recentemente falecida Amy Winehouse; Julianne Moore; David Bowie, ou Diane Von Furstenberg, o local onde ricos e menos ricos comiam lado a lado sem preconceitos, onde profissionais do sexo terminavam a noite, misturados com todas estas estrelas.

Florent que fez campanhas contra Bush, organizou autocarros com estrelas para marchar em Washington, e caminhou lado a lado com Hillari Clinton e Michael Bloomberg então presidente da câmara de NY.

O mítico restaurante fecha as portas em 2008, fazendo capa dos mais importantes orgãos de comunicação dos EUA.

Um filme documentário que deve fazer parte da colecção de qualquer activista, assim como deve ser uma referência para aquilo que os move na luta pelos direitos humanos.

E ainda...

O festival de cinema QueerLisboa15 tem ainda três dias pela frente. Hoje, dia 22, podemos contar com um documentário assinado pelo realizador Panayotis Evangelidis, sobre Celso Júnior que foi o fundador deste festival. Mas que neste documentário estará o Celso "pessoa" que vamos de certo todos conhecer. Passa na sala 3 do cinema São Jorge ás 23:30.

Mas mais filmes podem ser vistos e para seleccionar os seus visite www.queerlisboa.org .

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal