Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Quinta-feira, 22 Setembro 2011 10:52

PORTUGAL
QueerLisboa - a luta na Índia e a luta de um rapaz transexual



O nosso quinto dia do QueerLisboa15 foi para nós marcado por um documentário sobre a Índia e o fim da criminalização da homossexual e uma longa metragem sobre um jovem rapaz transexual que vai parar a um dormitório feminino.


I AM

Este é o retrato de diversas pessoas que nos mostram como foram as suas saídas do armário, familiares e sociais, e por aquilo que tiveram de passar numa sociedade vincada de regras. É documentário de excelente qualidade, que se passeia pelos jovens, pela família, e pela tradição,

que uns e outros tiveram de ultrapassar e se reinventar. Mostrou-nos jovens, homens e mulheres, que fizeram dos seus processos bandeiras, e que se organizaram uma e outra vez para enfrentar a sociedade, e de pais que confrontados com a orientação dos filhos não lhes viraram as costas e encararam a coisa como sua. Acreditamos que estas foram as histórias bonitas aquelas em que os pais aceitaram os seus filhos em contraponto com as pessoas que os rodeavam e foram com eles para a rua marchar, e por isso ficamos com a sensação de que outras histórias menos felizes ficaram por contar, uma vez que na índia existem médicos a passar receitas de umas gotas que se tomam de manhã à tarde e à noite, para curar a homossexualidade, e se assim é na classe médica imagine-se como será na sociedade em geral.

Romeos

Romeos apresenta a transexualidade de uma forma muito diferente e original relativamente a outros filmes que tive oportunidade de ver. Embora no filme conste os dramas que são os dramas de qualquer pessoa, a carga dramática que outros filmes nos habituaram sobre o que é ser-se transexual aqui é contado com peso, conta e medida. Este filme fala-nos de um jovem transexual que é recrutado para serviço comunitário e que acaba num dormitório de raparigas, porque o médico que gere as fichas destes jovens acha que “Miriam” não pode ser “Lukas” o nome do nosso herói.

Assim a entrada no dormitório foi no mínimo caricata com um encontro de Lukas na casa de banho com uma rapariga a sair do banho que simplesmente ao ver um homem na casa de banho arma a maior confusão. Lukas nada satisfeito com a sua colocação e uma directora atada de momento porque não é ela que define essas coisas, lá tenta confortar Lukas. Este cedo encontra um sorriso amigo, no rosto de uma amiga de longa data “Ine”. Para animar Lukas, Ine leva-o para sair pela noite onde ele conhece Fábio, um jovem atlético, lindo e enérgico por quem fica caído de amores. Desenrolam-se umas quantas cenas algo caricatas, mas ao mesmo tempo carregadas de uma carga de secretismo pelo facto de Fábio não saber que Lukas é um rapaz transexual, e que embora com um rosto e voz de homem, por baixo das suas roupas ainda existe o corpo de uma mulher.

Fábio vem a saber que Lukas está em processo de reassignação de sexo no aniversário deste, quando os pais e a irmã lhe fazem uma visita na residência e por perrice a irmã de Lukas desata num berreiro dizendo que Lukas é mulher. Fábio leva tempo a entender, mas ao mesmo tempo também luta com o facto de se sentir intensamente atraído por Lukas, ambos dão tempo e espaço um ao outro, e devagar vão caminhando para uma noite de amor, afecto e sexo (este último é um suponhamos porque não vimos realmente).

Programação completa

Faltam quatro dias para terminar mais uma edição do QueerLisboa15 mas o cartaz ainda promete muitas boas supresas. Consulta-o e faz as tuas escolhas em www.queerlisboa.org .

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal