Pesquisa:
 

Sexta-feira, 22 Setembro 2006 09:45

PORTUGAL
FCGLL - Retratos da luta contra a castração



O filão Magnólia parece ter vindo para ficar. Depois do soberbo Heights, de Chris Terrio (filme de 2004 recentemente editado em DVD entre nós como Segredos Urbanos), e do menos vitaminado, mas ainda interessante, Finais Felizes de Don Roos, o Festival Gay e Lésbico mostrou outro herdeiro dos mesmos códigos narrativos. Loggerheads, de Tim Kirkman (EUA, 2005) foi a primeira longa metragem de grande orçamento a passar em competição, e um exemplo de meios bem empregues ao serviço de uma história não muito imaginativa (um ou outro lugar comum aqui e ali, mas talvez com razão de existir), mas cativante. Oito personagens são-nos apresentados, puzzle que resolveremos ao longo de 101 minutos, revelando uma mulher que deu um filho para adopção, um casal (de pai pastor de igreja) que o criou e uma comunidade à beira-mar, que o acolhe depois de fugido de um ambiente familiar castrador. Sem moral sugerida, sem bandeiras nem guerras de causas, uma história de gente comum, tranquila e realista.


De castração tratou também o soberbo Seres Extravagantes, documentário de Manuel Zayas (Espanha, 2004) que retrata a intolerância e as perseguições contra tudo o que era fuga à "norma" nos primeiros anos do regime de Fidel Castro, tendo por base a vida do escritor Reinaldo Arenas. A voz do próprio Arenas é o fio narrativo para imagens captadas em Cuba que sublinham o espaço físico e humano que viveu na pele a "revolução".

Memórias de outros escritores, dos pais de Arenas e imagens de arquivo de incríveis discursos de Fidel onde a apregoada noção de "progressismo" não encaixa nem à força, são golpes de realidade que justificam uma obra magoada e dura, de ajuste de contas até ao último dia.

[veja toda a programação do festival em: www.portugalgay.pt/lxfilmfest/ ]

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal