Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Domingo, 22 Agosto 2010 10:50

EUA
Os estados mais e menos a favor da igualdade no casamento



O apoio à igualdade no casamento tem vindo a crescer nos EUA e, de acordo com sondagens recentes, está a chegar à maioria dos cidadãos... mas a realidade varia muito de estado para estado.


Os números mostram um apoio cada vez maior nas sondagens aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. E mesmo locais mais conservadores nesta questão como o Utah começam a ver ventos de mudança. Os dados são da CNN e comparam sondagens de 1994/6 e de 2010.

A liderar a parte "má" da tabela temos o Utah, que mesmo assim passou de 12% para 22% de apoio. Estados como o Oklahoma, Alaska, Mississipi, Arkansas ficam abaixo dos 30% mas anteriormente não passavam dos 17% o que não deixa de ser uma evolução significativa. Tennessee, Kentucky e South Carolinea são os estados seguintes na lista e ainda não chegam aos 33% de apoio.

Na lista dos estados com 33% ou mais de apoio, ou seja 1 em cada 3, temos uma lista extensa: Idaho, Georgia, Texas, Nebraska, Lousiana, North Carolina, Kansas, Missouri, Indiana, Wyoming, South Dakota e North Dakota. Note-se que neste grupo de 12 estados, só dois em que não tem emendas constitucionais que proíbem em maior ou menor grau o reconhecimentos de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Depois passamos para os estados em que o apoio ultrapassa os 40%: West Virginia, Florida, Virginia, Iowa, Wisconsin, Alaska, Ohio, Montana, Michigan, Minnesota, Arizona, Illinois, New Mexico. Destes o Iowa já tem casamento entre pessoas do mesmo sexo e muitos outros têm alguma forma de reconhecimento oficial das relações estáveis entre pessoas do mesmo sexo.

Finalmente, passamos para os estados que, segundo a sondagem da CNN, têm uma maioria de apoio: Delaware, Nevada, Maryland, Pensilvania, Oregon, Colorado, Washington, Hawaii, Maine, New Jersey, New Hampshire, California, Connecticut, New York e Vermont. Nos estados de Rode Island e Massachusetts, o apoio ultrapassa os 60%. Nesta selecção dos 16 "melhores" estados 4 realizam casamentos entre pessoas do mesmo sexo e 4 têm emendas constitucionais que proíbem o reconhecimento de casamentos. Um destes estados é a Califórnia em que a situação está a ser revista neste momento: já teve casamentos entre pessoas do mesmo sexo, houve um referendo e os casamentos passaram a ser proibidos mas a situação está agora nos tribunais. A primeira instância revelou-se favorável aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. O caso vai agora para recurso e os defensores da igualdade no casamento desejam que as mudanças da opinião pública a nível nacional também tenham eco nas opiniões do Supremo Tribunal onde o caso irá ser apresentado mais cedo ou mais tarde.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal