Pesquisa:
 

Terça-feira, 22 Maio 2012 11:28

EUA
Movimento NAACP apoia igualdade no casamento civil



Menos de duas semanas depois de o presidente Barack Obama anunciar o seu apoio público ao casamento de gays e lésbicas, a organização Africano-Americana de direitos segue o mesmo caminho.


O conselho de diretores da National Association for the Advancement of Colored People (NAACP) votou a declaração no sábado passado.

"A Constituição da NAACP afirma categoricamente que o nosso objectivo é garantir a 'igualdede política, educacional, social e económica de todas as pessoas'. Portanto, a NAACP opôs-se e continuará a se opor a qualquer política nacional, estadual, local ou iniciativa legislativa que visa colocar na lei a discriminação ou ódio ou para retirar direitos constitucionais dos cidadãos LGBT. Apoiar a igualdade de casamento é consistente com a proteção igual sob a lei previa sob a Décima Quarta Emenda da Constituição dos Estados Unidos. Além disso, afirmamos enfaticamente as liberdades religiosas de todas as pessoas como protegido pela Primeira Emenda."

Benjamin Todd Jealous, e Roslyn M. Brock da direcção da NAACP comentaram sobre a resolução de sábado: "O casamento civil é um direito civil e uma questão das leis civis," disse Jealous.

A decisão NAACP vem em um momento onde diversas opiniões sobre o casamento homossexual estão presentes dentro das igrejas negras. Após o anúncio de Obama, Timothy Clarke Bispo da Primeira Igreja de Deus em Columbus, Ohio, resumiu os sentimentos mistos de sua congregação sobre o assunto.

"Nenhuma igreja ou grupo é monolítico", disse Clarke. "Alguns ficaram agitados e decepcionados, outros estavam curiosos, porquê agora? porque razão? Outros sentiram-se magoados e outros, para ser honesto, disseram-se que viam problema nenhum no assunto.".

Rea Carey, diretora da National Gay and Lesbian Task Force divulgou um comunicado aclamando a decisão do NAACP como um "momento verdadeiramente histórico" e afirmou-se ogulhosa de trabalhar em conjunto com a NAACP.

A NAACP foi formada em 1909 e ainda mantém o termo "Colored People" que era comum na época para designar todas as pessoas que não fossem "brancas". A associação conta com mais de 300'000 membros e é uma das principais organizações no panorama de direitos humanos nos EUA. Recorde-se que só em 1954 é que as escolas deixaram de ser segregadas no país, em 1965 é que foram dadas garantias legais de não-discriminação nos processos eleitorais e em 1967 terminaram as limitações no casamento civil com base racial.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal