Pesquisa:
 

Sexta-feira, 22 Abril 2005 00:59

ESPANHA
Vaticano apela à objecção de consciência contra casamentos homossexuais



O Vaticano instou os notários cristãos a invocar objecção de consciência para recusar a realização de matrimónios homossexuais, em reacção à legalização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo em Espanha.


O prefeito do Conselho para a Família, o cardeal colombiano Alfonso López Trujillo, lançou hoje este apelo nas páginas do diário italiano "Corriere della Sera".

Na opinião do cardeal, a lei espanhola aprovada ontem resulta de "uma estranha ideia da modernidade" e é uma imposição "injusta" aos funcionários cristãos que tenham essa responsabilidade. "Por isso, a Igreja apela com urgência aos empregados municipais encarregados de celebrar tais bodas que se refugiem na objecção de consciência, mesmo se por isso perderem o seu emprego", diz.

O cardeal colombiano apela a todos os cristãos - e em particular aos funcionários dos registos civis investidos do poder de celebrar casamentos - que se recusem a oficializar a união entre homossexuais como parte do seu "dever de fiéis", e frisa: "Não é facultativo. Todos os cristãos devem estar dispostos a pagar o preço mais elevado, inclusive a perda do emprego".

Alfonso López Trujillo lamenta ainda que não se tenha perguntado às famílias espanholas o que pensam do assunto e reiterou que "a família é um dom recíproco entre homem em mulher".

As uniões de facto são classificadas pelo religioso como "uma moeda falsa" que foi posta em circulação para mudar a definição de matrimónio, e o cardeal insurge-se ainda contra o facto de "agora", "qualquer modelo de união pode chegar a ser uma família, como se fosse um clube".

Para além de Espanha, a Holanda e a Bélgica também reconhecem o casamento entre homossexuais.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal