Pesquisa:
 

Sexta-feira, 22 Março 2013 18:10

EUA
Presidente da Câmara de Santa Fé defende igualdade no casamento



Santa Fé no Novo México, cidade a mais ou menos 1000kms de Las Vegas, ganhou um apoio extra na alteração da lei que permitirá o casamento entre pessoas do mesmo sexo.


O presidente da Câmara de Santa Fé diz que está na hora de todos serem tratados igualmente perante a lei e mais ainda num estado que não proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O estado do Novo México, é um daqueles estados que em linguagem popular, se diria “não é carne nem peixe”, uma vez que não permitindo o casamento entre pessoas do mesmo sexo também não o proíbe.

Diz Phil Sisneros, advogado, que o estatuto do casamento não especifica o género dos nubentes, diz ele que é “suficientemente vago” sobre o assunto e assim abre uma brecha na lei que leva ao aproveitamento por parte dos casais do mesmo sexo que se queiram casar.

O Presidente da Câmara de Santa Fé, David Cross, e Geno Zamora da procuradoria da cidade dizem “a vida das pessoas é curta e quando estamos à espera dos nossos direitos, saberemos quanto tempo teremos para esperar? Sinto muito não termos feito nada há dez anos atrás. Eu acho que não devemos esperar mais dez anos e continuar a empurrar o assunto [para debaixo do tapete], vamos começar a tratar todos iguais perante a lei”.

David Cross tem uma filha lésbica e Geno Zamora um irmão homossexual, e talvez este contato com a realidade os tenha ajudado a tomar esta posição, uma posição assumida por outros políticos com foi o caso recente de Hillary Clinton, que após conversarem com conhecidos e amigos homossexuais mudaram a sua atitude e por consequência a sua posição politica perante o assunto.

Zamora disse ainda que gostaria de enviar uma carta ao Supremo Tribunal, num desafio para “quebrar” a lei federal DOMA e a Proposição 8.

“A decisão foi tomada, não podemos esperar mais para proteger os direitos dos nossos irmãos e irmãs, dos nossos colegas de trabalho e membros da comunidade, como tal é importante para as cidades que escritórios de advogados entrem neste debate rumo ao reconhecimento da igualdade de direitos para todos os cidadãos” disse Zamora.

Embora a resolução tenha saído não é ainda possível emitir licenças de casamento para os casais que o desejem, uma vez que é preciso passar pelos legisladores do Novo México.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal