Pesquisa:
 

Terça-feira, 22 Março 2011 11:50

EUA
Admnistração Obama apoia direitos LGB na ONU



A administração Obama vai apresentar a sua primeira declaração nas Nações Unidas com vista a combater a discriminação contra gays e lésbicas em todo o mundo, acabando com anos de ambiguidade sobre o assunto durante a presidência de George W. Bush.


A declaração dos EUA será feita hoje na sede em Genebra do Conselho de Direitos Humanos e tem o apoio de mais de 80 países. Embora não seja uma resolução vinculativa, a subscrição dos EUA ajudou a conquistar um punhado de novos países para a causa. A resolução pode ser levado à votação ainda este ano.

O documento pede que as nações acabem com qualquer punição criminal contra lésbicas, gays e bissexuais, e pede ao organismo que reveja a forma como os governos tratam esta questão nas avaliações de direitos humanos da ONU. O documento reconhece que "estas são questões sensíveis para muitos," mas insiste em que as pessoas devem ser livres de discriminação com base na sua orientação sexual.

Além dos Estados Unidos da América, países como a Tailândia, Ruanda, El Salvador, Honduras e República Dominicana são novos apoiantes nesta causa.

Em 2003 a Comissão de Direitos Humanos teve uma acesa disputa sobre a questão, após a proposta feita pelo Brasil e apoiada por nações europeias. Os países muçulmanos impediram a aprovação, dizendo que não poderiam aceitar qualquer referência ao termo "orientação sexual". O embaixador do Paquistão foi mais longe dizendo a diplomatas que preferia o termo "desorientação sexual".

EUA: Admnistração Obama apoia direitos LGB na ONU

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal