Pesquisa:
 

Segunda-feira, 22 Fevereiro 2016 21:34

PORTUGAL
Gisberta recordada no Porto



Foi este sábado que a Marcha do Orgulho LGBT no Porto lembrou Gisberta e falou Trans com vários convidados.


A Marcha do Orgulho LGBT no Porto, vulgo MOP, não deixou em branco uma década passada sobe o assassinato de Gisberta Salce Júnior, uma mulher trans, sem abrigo, portadora de VIH ente outras enfermidades, trabalhadora do sexo e imigrante.

Para o efeito organizou em colaboração com o ContraBANDO – espaço associativo uma conversa informal com alguns convidados.

Jó Bernardo

Jó Bernardo foi proprietária da primeira libraria LGBT em Portugal, a “Esquina cor-de-rosa” situada precisamente na esquina da Travessa Monte do Carmo com a Rua Cecilio de Sousa, em Lisboa. Frente a um dos bares mais emblemáticos da capitál à época, o Bric-a-Bar, tudo ali bem junto ao Jardim do Príncipe Real. Foi ainda fundadora da primeira associação de luta pelas questões trans em Portugal, a @T - associação para o estudo e defesa do direito à identidade de género e é reconhecida como uma das vozes do activismo LGBT na Europa e não só.

Liliana Rodrigues

Liliana Rodrigues rosto conhecido das marchas LGBT mas também da UMAR e da Marcha das Galdérias, é também uma académica e foi nessa posição que foi convidada para comentar o filme Transamerica, um filme de Duncan Tucker com Felicity Huffman no principal papel. Liliana Rodrigues está prestes a defender a sua tese de doutoramento precisamente sobre as transexualidades não só em Portugal, como também no Brasil.

Pedro Abrunhosa

Ainda porque a política se faz também através da Música, a MOP convidou ainda Pedro Abrunhosa que além de ter músicas a atingir os tops nacionais tem uma atenção especial a questões sociais e escreveu a Balada de Gisberta. A música do cantor portuense foi conhecida em Portugal, mas teve um eco ainda maior no Brasil especialmente na versão cantada por Maria Bethânia.

Vamos falar Trans

Pelas 18:00 começou a mesa redonda “Vamos falar Trans” onde Jó Bernardo e Pedro

Abrunhosa foram os protagonistas expressando as suas experiências e pontos de vista sobre o ocorrido há dez anos com Gisberta, as circunstâncias que levaram a essa situação e de que forma as coisas mudaram, ou não, até aos dias de hoje.

Jó Bernardo estendeu também a sua colaboração enriquecendo o debate com a sua experiência pessoal enquanto pessoa trans e ativista. Pedro Abrunhosa explicou o que levou a escrever a Balada de Gisberta e como vê a música e a discriminação nas suas mais variadas expressões. Após a mesa redonda Pedro Abrunhosa interpretou os temas Balada de Gisberta, Senhor do Adeus e Para os Braços de Minha Mãe.

Conversa ao Jantar

Não é todos os dias que temos alguém com uma experiência de vida tão rica como a de Jó Bernardo, e por isso a organização promoveu a troca de ideias durante um jantar/debate vegetariano.

Cinema+Debate - Transamerica

Fazendo parte do Ciclo de Cinema LGBT que a MOP está a organizar, ás 21:00 projetou-se "Transamerica" que no final teve direito a um debate com os comentários de Liliana Rodrigues e a moderação de Cláudia Campos da organização. Os comentários tiveram como base o filme mas terminaram num plano muito mais abrangente daquilo que é a vida de uma pessoa trans em Portugal e não só.

A MOP já tem agendada a 3ª Sessão do Ciclo de Cinema para dia 19 de Março sobe o tema do feminismo com convidadas ainda a anunciar.

Galeria de fotos

Veja aqui a galeria de fotos deste evento.

Próximos eventos recordando Gisberta

Na próxima sexta-feira as Panteras Rosa apresentam Geração Gisberta: Dez anos a Lutar Contra a Transfobia no Café Juno em Braga com a colaboração de Braga Fora do Armário (Evento no Facebook), e no sábado no ContraBANDO – espaço associativo no Porto (Evento no Facebook).

Também a API-ação pela identidade apresentará uma exposição no espaço Maus Hábitos durante esse fim de semana.

PORTUGAL: Gisberta recordada no Porto

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2016)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal