Pesquisa:
 

Terça-feira, 22 Janeiro 2013 12:34

EUA
Aumenta o apoio à igualdade no casamento pelos presidentes de câmara



Os sinais de apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo mais que triplicaram no espaço de um ano junto dos presidentes de câmara.


São mais que óbvios os números que justificam o pensamento de que a sociedade americana está em mudança: em menos de um ano o número de presidentes de câmara que se comprometeram a apoiar a alteração da lei do casamento passou de 80 para muito perto de 300.

O grupo de autarcas fundado em Janeiro de 2012 intitulado “Freedom to Marry” (liberdade para casar) vai comemorar um ano de existência. Começaram com 80 elementos e hoje são 291, inseridos em 32 estados.

Duas faces da mesma moeda: de um lado os activistas acreditam que alguns estados do sul legalizem o casamento entre pessoas do mesmo sexo muito em breve, do outro o compromisso dos autarcas que subscrevem o acesso ao casamento por pessoas do mesmo sexo, um compromisso assumido por muitos devido ao contato pessoal que tiveram com casais e amigos homossexuais, que naturalmente anseiam por esse dia.

Um dos recém chegados ao grupo é Kasim Reed, autarca de Atlanta, que depois de posições mais cautelosas de apoio aos direitos dos casais de gays e lésbicas vem agora defender abertamente a igualdade no casamento civil.

Obama em declarações feitas num passado recente, disse que a sua posição sobre esta matéria estava “evoluindo”, Reed também teve a sua evolução, porque não tinha compreendido a importância de haver acesso ao casamento, sempre pensou que as uniões civis seriam o bastante, uma evolução que a exemplo de outros autarcas se deveu a diálogos com gays, lésbicas e seus amigos.

Reed disse que durante muitos anos não conhecia a diferença entre união civil e casamento. Reed acredita qye a mudança na Georgia levará o seu tempo, mas o sinal de esperança está no número crescente de autarcas que se tem juntado ao “Freedom to Marry”. Ele acredita que o tempo se encarregará de trazer maus autarcas de estados mais conservadores que, tal como ele, precisaram de tempo para consciencializar das necessidades deste grupo de cidadãos.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal