Pesquisa:
 

Segunda-feira, 22 Janeiro 2007 01:21

TEATRO
O renascimento português no feminino



Um elenco composto unicamente por actrizes e um enredo que explora o universo feminino: são as traves-mestras da mais recente produção da Utopia Teatro, intitulada «Renaissance». O espectáculo resulta de um texto original de Nuno Vicente, que assegura também a encenação, contando para o efeito com um conjunto de seis actrizes.


Em «Renaissance», Verónica, Violeta e Amparo são três investigadoras universitárias que publicam um estudo intitulado «O Renascimento Português no Feminino em Sintra». O sucesso editorial é ensombrado pela morte, no Iraque, de André Magalhães: filho de Violeta e marido de Verónica. Ângela, Augusta e Bernarda são três actrizes em rápida ascensão que são contratadas para interpretar Luísa Sigeia, Paula Vicente e a Infanta D. Maria numa polémica adaptação ao teatro – com elevada viabilidade económica assegurada por um estudo de mercado – do estudo das investigadoras, projecto que é recebido com frontal oposição por Violeta. O choque entre as seis mulheres é inevitável. O choque entre séc. XVI e séc. XXI é inevitável. Sucedem-se as confissões e as revelações, até ao clímax num karaoke-bar para lésbicas da noite lisboeta, na noite após a estreia do espectáculo.

Segundo Nuno Vicente, “este é um drama intimista, um espectáculo visualmente expressionista com personagens em registo naturalista, procurando um efeito patético. É um espectáculo feminista sobre maldades, mentiras, fealdade e redenção, que põe em diálogo seis mulheres, duas épocas, dois planos, duas interpretações.”

A peça estreia dia 16 de Fevereiro e estará patente até ao dia 18 de Março, às sextas, sábados e domingos, às 22h00. Na Casa de Teatro de Sintra.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal