Pesquisa:
 

Sexta-feira, 21 Agosto 2009 23:09

EUA
Gays Luteranos podem ser padres



Homens e mulheres homossexuais podem ser padres (ou "pastores") na Igreja Evangélica Luterana da América, por decisão tomada hoje em Minneapolis.


O voto de 559 a favor e 451 contra marca uma mudança de atitude em relação à homossexualidade, anteriormente gays e lésbicas apenas podiam ser clérigos se fossem celibatários, situação que não se aplicava aos heterossexuais. No entanto a decisão de ter ou não gays e lésbicas no clero vai depender de cada congregação em particular, sendo que ficam com liberdade para ir em qualquer direcção.

O debate foi aceso mas ficou em modo "repetição", com cada um dos lados a repetir os mesmos argumentos quer a favor que contra. Alguns foram mais emotivos: uma mulher em lágrimas testemunhou que se a igreja aceitar gays e lésbicas como clérigos então o seu pai deixaria de ir à igreja. Um minuto depois foi a vez de um homem também em lágrimas falar sobre um estudante gay de um seminário que cometeu suicídio ao ser rejeitado pela sua igreja.

Ao contrário da Igreja Episcopal que está em risco de cisão, a questão embora emotiva, não parece ser tão divisora para os membros da Igreja Evangélica Luterana da América que vêem o debate e diferentes posições sobre o assunto como algo de normal e que em nada afectará a integridade da igreja.

EUA: Gays Luteranos podem ser padres

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal