Pesquisa:
 

Segunda-feira, 21 Fevereiro 2011 19:58

ESPANHA
Cidades espanholas honram comunidades LGBT



Três cidades espanholas reconhecem pessoas LGBT através de obras públicas.


Em março, o governo da cidade de Barcelona vai colocar um triângulo em mármore rosa nos Jardines de la Ciudadela, onde o Parlamento da Catalunha está situado. "Este é um monumento necessário para recordar a discriminação, repressão, humilhação, perseguição, ataques e assassinatos que a comunidade LGTB sofreu durante séculos e muito especialmente durante a ditadura de Franco", disse Antonio Guirado, secretário-geral da cordenadora LGBT catalã. "É um ato de justiça e reparação, mas também se tornará um símbolo permanente do compromisso da cidade de Barcelona na luta contra a homofobia." Inicialmente foi anunciado que o monumento seria localizado junto à Catedral da Sagrada Família, e um dos locais mais visitados na cidade pelos turistas, mas a localização foi alterada depois de uma forte reação dos grupos conservadores da cidade.

Nas Astúrias é a cidade de Gijón terá um parque chamado "28 de junio" ao lado do campo de futebol Montevil numa iniciativa do grupo Xente LGTB e da câmara municipal da cidade. A ideia original era que o nome do parque fosse "28 de junio, dia del Orgullo Gay", mas a iniciativa não foi bem vista por diversos locais.

Ja na Galiza é a cidade de A Coruña irá renomear uma rua recordando o ativista gay Tomás Fábregas. Fábregas nasceu em A Coruña em 1958 e emigrou para os EUA aos 21 anos onde foi um elemento ativo na luta contra a proibição dos EUA sobre visitantes HIV-positivos estrangeiros e imigrantes, que foi revogada em 2009. Na International AIDS Conference 1992, em Amesterdão, na qual participou como membro da direcção da San Francisco AIDS Foundation, Fábregas desafiou publicamente a administração Bush para impedir a sua re-entrada nos EUA, o que não aconteceu. Fábregas morreu em 1994.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal