Pesquisa:
 

Domingo, 21 Fevereiro 2010 11:06

EUA
Cresce apoio a militares LGBT nas fileiras



Com tropas activas em locais como o Iraque a questão da homossexualidade de companheiros de fileiras começa a ser cada vez mais vista com naturalidade.


São cada vez mais os militares homossexuais que concluem que a sua orientação sexual embora não seja tema de conversa aberta nas casernas, é do conhecimento geral e acaba por não afectar de forma alguma a sua vida militar. Num ambiente em que a vida de cada um está em risco no dia-a-dia há mais preocupação e respeito pelo trabalho de cada um do que com a sua vida privada. Não será alheia a esta nova forma de ver a orientação sexual o facto de haver um novo grupo de soldados que tem uma visão diferente da homossexualidade na sua vida civil e transporta essa abertura para a instituição militar.

A situação vivida por muitos destes militares contrasta com a posição oficial da actual política "don't ask, don't tell" em que ao ser do conhecimento geral que alguém é gay ou lésbica essa pessoa pode ser sumariamente expulsa das fileiras. E, em geral, o ambiente militar continua a ser opressivo para homossexuais.

Mas começam a surgir grupos informais de soldados gays e lésbicas especialmente na Internet quer em sistemas de conversação online quer mesmo em sites de encontros dirigidos à comunidade LGBT.

Recentemente um especialista em árabe foi suspenso ao ser descoberta a sua orientação sexual, mas ao contrário do que era comum o seu processo de expulsão foi sendo adiado sucessivamente e passadas algumas semanas foi chamado novamente ao serviço como se nada se tivesse passado.

A questão é ainda mais premente neste momento, com o Congresso a preparar uma série de audições às altas patentes militares para tentar ultrapassar a lei "don't ask, don't tell" num processo iniciado pelo presidente Barack Obama mas que ainda pode levar largos meses a ser concluído.

Em Portugal não há nenhuma posição oficial de exclusão baseada na orientação sexual dos militares desde há alguns anos.

EUA: Cresce apoio a militares LGBT nas fileiras

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal