Pesquisa:
 

Segunda-feira, 21 Fevereiro 2005 00:57

SANTA SÉ
Papa compara aborto a Holocausto, Judeus revoltados com a comparação



O novo livro do Papa, Memória e Identidade, que será apresentado na quarta-feira, está a levantar polémica. João Paulo II, a certo passo do seu escrito, compara o aborto aos crimes cometidos por Adolfo Hitler - que a comunidade judaica classificou de Holocausto.


Ontem o Comité Central dos Judeus, na Alemanha, veio a terreno criticar a comparação, dizendo que "a Igreja Católica não compreendeu ou não quer compreender que não se pode comparar o aborto ao Holocausto". Palavras de Paulo Spiegel, membro daquele comité, que, citado pela AFP, acrescentou "Há uma enorme diferença entre um genocídio e aquilo que as mulheres fazem com o seu corpo."

Memória e Identidade é o quinto livro de Karol Wojtyla. A comparação entre o aborto e o Holocausto surge no contexto da uma reflexão sobre os grandes temas do século XX, em que incluiu o nazismo e o nacional-socialismo "como forças do mal" ainda presentes na Europa. A obra parte de uma conversa do Pontífice Romano com dois professores de Filosofia polacos, Krzysztof Michalski e Jozef Tischner, sobre a história e destino do velho continente.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal