Pesquisa:
 

Sexta-feira, 20 Novembro 2015 20:47

PORTUGAL
Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites



De 20 a 27 de Novembro serão realizadas várias inciativas promovendo a necessidade do rastreio sobre estas infeções e da sua importância no tratamento.


A semana que antes apenas se referia ao VIH inclui agora as hepatites virais. Ricardo Fernandes do GAT explica "o VIH e a co-infecção por hepatite viral são um grande problema em toda a Europa e também em Portugal por isso foi alargado o âmbito da semana do teste para incluir as hepatites virais na sequência de pedidos de organizações comunitárias. Estes vírus são transmitidos de forma semelhante e afetam grupos semelhantes de pessoas por isso faz sentido clínico fazer o teste para o VIH e hepatite em simultâneo. Esperamos que a comunidade faça da Semana do Teste 2015 um sucesso tão grande como nos anos anteriores”.

Nesta iniciativa do VIH in Europe participam duas dezenas de organizações da sociedade civil portuguesa que têm como objetivo a sensibilização da população para os benefícios do rastreio regular das infeções pelo VIH e Hepatites virais, tendo como lema Testar, Tratar, Prevenir.

Estima-se que 30% a 50% das pessoas infetadas na Europa desconhece o seu estado serológico podendo por isso serem protagonistas da promoção de novos infetados. No que diz respeito às hepatites virais, estima-se que cerca de 13 milhões de pessoas vivem com a infeção pelo vírus da hepatite B e que aproximadamente 15% a 40% dos doentes irão desenvolver situações graves como cirrose, falência hepática ou carcinoma hepatocelular. Dos 15 milhões de pessoas a viver com a infeção pela hepatite C na Europa, apesar de existir uma cura, somente 3,5% estão sob tratamento.

Em Portugal a Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites é coordenada pelo GAT (Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA) e pela Rede de Rastreio Comunitário.

Marcadores/Tags:

#portugal #vih/sida ano 2015

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2015)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal