Pesquisa:
 

Domingo, 20 Novembro 2005 00:59

ARGENTINA
Marcha do Orgulho Gay reúne 10 mil



Deu no Estadao.com.br. Cerca de 10.000 pessoas, segundo os organizadores, juntaram-se neste sábado na capital argentina à marcha do Orgulho Gay, promovida para reivindicar igualdade de direitos civis e para constatar que o grupo deixou de ser "uma minoria". Os oradores reivindicaram que a união civil de pessoas do mesmo sexo, permitida apenas em Buenos Aires, tenha alcance nacional e outros direitos relativos às pensões, adopção de crianças e poder paternal.


"Deixamos de ser uma minoria e, apesar de ainda restar muito a fazer, nossa situação na Argentina é privilegiada em comparação ao que ocorre em outros países latino-americanos, como o México e o Chile", disse um dos membros da comissão organizadora da marcha, Sergio Miranda.

A manifestação partiu da histórica Praça de Maio, onde integrantes da comunidade homossexual enfrentaram um grupo de moradores autodenominados "nacionais e católicos" em frente à catedral. Os incidentes foram registrados quando os membros deste último grupo tentaram impedir que os manifestantes chegassem até o templo, mas a polícia, enviada à área por ordem do Ministério do Interior, lançou gas lacrimogêneo para terminar com os distúrbios.

A marcha fechou a Semana do Orgulho Gay, realizada em Buenos Aires com vários actos relacionados com os homossexuais, lésbicas, bissexuais e transgéneros.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal