Pesquisa:
 

Quinta-feira, 20 Setembro 2012 20:54

PORTO RICO
Quatro partidos concorrem ás eleições com cinco candidatos abertamente homossexuais



Os candidatos representam o Partido Popular Democrático, o Partido Independentista Porto-riquenho, p Partido Porto-riquenhos por Porto Rico e o Partido do Povo Trabalhador.


Pedro Maldonato, do Partido Popular Democrático (PPD); Luis Casiano e Ivette Santiago, do Partido Independentista Porto-riquenho (PIP); Edwin Meléndez, do Partido Porto-riquenhos por Porto Rico (PPR) e, Shariana Ferrer, do Partido do Povo Trabalhador (PPT), são os rostos que em diferentes partidos pretendem lutar não só pelas questões LGBT mas, por todos as questões normalmente marginalizadas pelos partidos, ou tantas vezes relegadas para segundo plano.

O projecto comum destes cinco candidatos às eleições de 6 de Novembro de 2012 é trazer justiça a todos os sectores da sociedade.

Com ideologias políticas diferentes mas com objectivos comuns: incluindo a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, assim como retirar da lei cláusulas de discriminação sobre o sexo e género das pessoas. Querem ainda que os as pessoas trangéneras e/ou transexuais condenados por atos criminosos possam escolher se querem cumprir as suas penas em estabelecimentos prisionais de homens ou de mulheres.

Maldonato é o mais antigo dos candidatos, e diz que a ignorância sobre como são as pessoas LGBT, provoca na população em geral “medo” e confusão, e acredita que ser abertamente LGBT pode “fechar portas” no meio político. Maldonato foi assessor de outros candidatos do PPD e conhece por isso os obstáculos que o esperam.

Casiano do Partido Independentista Porto-riquenho diz que não se aconselhou com ninguém sobre admitir em campanha a sua homossexualidade, uma vez que nunca duvidou do apoio do seu partido. Contudo relata que algumas pessoas próximas do partido sugeriram que a questão da homossexualidade fosse mantida na intimidade. À sugestão de manter o tema na “intimidade” Casiano respondeu: “Sem liberdade sexual, não pode haver liberdade política e, muito menos independência”.

Santiago que está com Casiano no PIP, é conhecida pela sua participação num estudo sobre brutalidade policial, e por ter coordenado um escritório de apoio ás pessoas LBGT em Orlando, na Flórida, EUA. Diz Santiago em tom de ironia que a sua politica é tão grande como a quantidade de chapéus que usa.

Outro candidato é Edwin Meléndez, estudante de doutoramento em administração de empresas, seropositivo, surdo e, tal como Maldonato já teve a sua experiência na politica. Começou no Partido Novo Progressista (PNP) que abandonou porque segundo ele o partido procurava “candidatos clássicos” e “isso eu não sou”, disse Edwin.

O quinto elemento desta corrida eleitoral é também o mais novo: Shariana Ferrer, estudante de sociologia, descreve-se como Socialista e Queer. Nas suas declarações Ferrer diz que não entrou em negociações com o seu partido, “…o PPT tem como prioridade impulsionar a minha comunidade à participação politica”.

O numero de candidatos abertamente homossexuais é o que destaca, mas não é a primeira vez que um candidato homossexual concorre a eleições. Em 2008 Barbara Santiago, mais conhecida como Soraya, foi a primeira candidata homossexual a estar numa corrida eleitoral na ilha.

Contudo já em 1998, Pedro Júlio Serrano, já tinha tentado concorrer a um lugar no PNP, acabando por desistir perante ameaças de morte, tal era a homofobia que se vivia então.

O arquipélago de Porto Rico é um Território dos Estados Unidos da América tendo a possibilidade de se tornar num Estado do EUA, ou passar a ser independente no referendo que se realizará simultaneamente com as eleições. Os seus quase 4 milhões de habitantes não podem votar nas eleições presidenciais embora sejam cidadãos norte-americanos e muitas das questões do dia a dia seja legisladas pelo Congresso dos EUA.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal