Pesquisa:
 

Terça-feira, 20 Setembro 2011 21:32

PORTUGAL
QueerLisboa 15, documentários fazem o destaque do quarto dia do festival



Ontem foi o quarto dia do QueerLisboa15, e tivemos salas cheias para assistir aos filmes que fazem parte do cartaz deste ano e filas na bilheteira para conseguir aquele ingresso tão desejado para aquele filme em especial.


Shut up Little Man!

Este foi uma das apostas que o PortugalGay.pt fez, depois de ler a sinopse: um filme documental que surge depois de em 1987 dois jovens irem viver para um apartamento descrito como miserável, e onde este dois são vítimas de falta de sono provocado pelo alarido dos seus vizinhos.

Dois homens idosos partilham o apartamento ao lado de Eddi e Mitch, e todas as noites acontecem violentas discussões onde a expressão “Shut up Little Man!” é das mais usadas, mas também as acusações partilhadas de queer, e “dick Sucker”, fazem parte do festim de insultos e acusações.

Primeiro este tipo de discurso incomodou o sono dos nossos amigos, depois tornou-se motivo de farra, fazendo serões com amigos para ouvirem as discussões entre os dois homens, mas ao mesmo tempo foram gravando também essas “brigas” na velhinha cassete. Dezoito meses de gravações e uma rede de troca de cassetes levou “Shut up Little Man!” aos quatro cantos dos EUA, foi transformado em paródia, foi encenado e até editado em filme, e hoje até está no youtube.

Uma daquelas histórias que só acreditamos possível nos EUA, mas que revela a realidade de tantas pessoas que vivem juntas apenas para tornarem a vida da outra pessoa num inferno.

Die Jungs vom Bahnhot Zoo

Não podia estar mais equivocado quem diz que se alguém dorme com uma pessoa do mesmo sexo, essas pessoas são homossexuais. Este documentário é a prova disso mesmo, a prova de que são muitas as razões que levam as pessoas a terem comportamentos homossexuais, mas é também um documentário pesado e triste da condição humana, e do quanto negativos podemos ser uns com os outros promovendo nas vidas das vitimas vivencias que poderiam ser evitadas. Este documentário mostra-nos alguns jovens que se prostituíram no bosque em frente à estação de metro do Zoo em Berlim antes da queda do muro. Jovens que se prostituíram indicando as mais diversas razões mas todos, no final, por uma questão de sobrevivência.

A destacar duas histórias: a de um jovem que depois de usado e violado repetidamente foi despejado literalmente e salvo mais tarde pela associação que acompanha estes jovens e todos os outros que fazem da rua o seu “playground”. Esta associação de seu nome “Sub/way” promove sexo seguro, higiene e saúde, por meio de instalações capacitadas para lavarem a roupa destes jovens e permitir aos mesmos tomarem banho, além de disponibilizarem serviços de consulta médica, uma regalia a que muitos destes jovens nunca tiveram acesso anteriormente.

A outra historia que destacamos é de um cigano romeno que deixa a sua terra natal para tentar a sua sorte na Alemanha e que seguindo o seu instinto, uma vez que a sua orientação sexual é homossexual, passa no bar Tabasco, e tem como pouso de actividade o bosque junto da estação de metro do Zoo, como tantos outros. Para um cigano as opções não são muitas numa sociedade que se diz civilizada e evoluída, e o rendimento que ele obtêm, elevado para o status da sua família, promove uma boa vida para ele e para os seus. Sobrevive ás regras étnicas ocultando de onde vem o dinheiro, mas ele mesmo diz que para eles, ciganos, quem vai da Roménia para Alemanha vai para ser “garoto de programa”.

Um filme que mostra também um chefe de família tem como emprego a prostituição com o consentimento enciumado da esposa, um homem que não é homossexual mas que tem sexo com outros homens, como forma de sustentar a sua família.

Ainda há muito festival

Estamos a meio do festival, passaram cinco dias e falta outros cinco, e ainda falta também muitos filmes para ver, consultem www.queerlisboa.org , e participem no passatempo que o PortugalGay.pt está a fazer no seu facebook www.facebook.com/portugalgay .

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal