Pesquisa:
 

Quinta-feira, 20 Agosto 2015 14:33

PORTUGAL
Hospitais vão dar acesso imediato a tratamento de VIH+



Os utentes dos serviço nacional de saúde cujo teste VIH seja positivo irão ter acesso imediato ao tratamento respetivo


A declaração foi feita pelo diretor do Programa Nacional para Infeção VIH/Sida, António Diniz. Esta medida pretende ter um papel profilático na cadeia de transmissão do vírus. Estudos vários provam que o risco de transmissão por uma pessoa a fazer terapia a longo prazo é muito reduzida ou chega mesmo a zero.

Por norma os hospitais portugueses apenas iniciavam a terapia quando a contagem de CD4 (indicador de qual o estado do sistema imunológico) era igual e ou inferior a 500, ou quando a carga viral fosse muito elevada.

Com 30 mil utentes registados no nosso país, o Serviço Nacional de Saúde contabilizou um gasto terapêutico em 2014 no valor de 204 milhões de euros, e esta nova política levará a uma renegociação intensa nos valores atribuídos pelas farmacêuticas aos fármacos.

No entanto o PortugalGay tem conhecimento que são várias as ocasiões em que há algumas restrições na entrega dos medicamentos retrovirais nos hospitais. Há relatos de algumas unidades terem limitado a entrega da medicação, que tem de ser tomada impreterivelmente todos os dias, para apenas um mês ou mesmo de duas em duas semanas. Estes prazos curtos correspondem a problemas adicionais para os utentes (e custos acrescidos) e são normalmente justificadas com as restrições orçamentais impostas pelo governo.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2015)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal